Cursos da área da saúde da URI/FW promovem práticas na comunidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
27/10/2021

As graduações da área da saúde da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, são destaque na participação comunitária realizada no município. Além de oferecer projetos de extensão que inserem os alunos em práticas sociais, os cursos também possuem programas de estágios obrigatórios. Farmácia e Educação Física, no último semestre, incorporaram diversos acadêmicos em casas de saúde.


Estágios em Educação Física

Os alunos de Educação Física realizam seus estágios no Hospital Divina Providência, nos setores de Psiquiatria e de Hemodiálise. As atividades físicas são planejadas de acordo com o diagnóstico do paciente e consistem em alongamentos, fortalecimento muscular, movimentos realizados com diferentes ritmos musicais e jogos adaptados. O estágio em atividade física e saúde também é feito em academias e estúdios, com grupos especiais. Além de Frederico Westphalen, os universitários também atuam na região em hospitais e projetos de saúde, em parceria com Centro de Referência da Assistência Social e outras organizações.


Estágios em Farmácia

Segundo a coordenadora de Farmácia, Verciane Schneider Cezarotto, os acadêmicos são inseridos em estágios, principalmente, de final de curso. “São diferentes áreas possíveis de execução prática, e os estudantes se inserem em toda a região, em sua maioria na área hospitalar. Há também os que prefiram seguir na pesquisa, e entrem em estágios em Santa Maria”, comenta.

Os universitários participam, também, de outros estágios durante o curso. “São ofertados em drogarias, onde aprendem a parte legislativa, em Unidades Básicas de Saúde, para receber mais conhecimentos sobre atendimento de saúde coletiva, em atenção farmacêutica e atendimento de pacientes, casos clínicos, acompanhamento farmacoterapêutico e análises clínicas”, lista a coordenadora.

A aluna do décimo semestre de Farmácia, Lethicia Staffen, no momento realiza seu estágio na indústria farmacêutica Pratidonaduzzi em Toledo, no Paraná. Lethicia conta que a oportunidade está contribuindo muito para sua formação profissional, proporcionando amadurecimento e conhecimento. “Estagio no Controle de qualidade, na parte microbiológica. Acompanho desde o preparo de meios microbiológicos até a análise dos medicamentos, para ver se há presença de microrganismos. Além disso, consigo visualizar todo o setor de controle de qualidade da indústria farmacêutica, compreender seu fluxo e demandas. Sem dúvidas, é uma oportunidade de conhecer novas pessoas, uma nova forma de trabalhar, e a importância de cada setor dentro da indústria e dos profissionais que fazem parte deles”, explica.