Cursos da Saúde debatem impacto na saúde pós pandemia de Covid e síndrome da fragilidade do idoso

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
02/09/2021

Os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, se reuniram na quarta-feira, 25, para uma aula inaugural que marcou o início de mais uma etapa de estudos. A temática da aula foi “Síndrome da fragilidade do idoso: Impacto na saúde pós pandemia da Covid”.

 

A aula, ministrada por dois palestrantes, Cristiane Trentin, farmacêutica, e Luis Henrique Telles da Rosa, formado em Educação Física e Fisioterapia, contou com a participação de mais de 220 alunos.

 

A partir de suas experiências acadêmicas e profissionais, a palestrante Cristiane abordou sobre as mutações do vírus e os riscos que elas representam, sobre as vacinas disponíveis e situação do Brasil em relação a elas. “É importante frisar que a imunização, mesmo não protegendo 100% contra a doença, é capaz de reduzir a mortalidade e a gravidade do quadro, algo essencial para os grupos de risco, como os idosos”, ressaltou.

 

O professor Luis aproveitou sua fala para refletir sobre o cenário da pandemia nos próximos anos. “O impacto continua grande e agora temos a repercussão negativa do isolamento social, o descontrole das doenças crônicas preexistentes”, frisou. Destacou que a síndrome da fragilidade em idosos aumentou em decorrência aos períodos de isolamento, ressaltando sobre a importância do acompanhamento nutricional desse paciente, com orientação de uma nutrição adequada, afirmando ainda sobre a importância de estimular caminhada e exercícios físicos. 

 

A pandemia é uma situação nova e os profissionais de saúde estão em constante aprendizado, mas já podemos tirar lições de como ajudar os idosos.