Cursos da Saúde promovem aula inaugural e hackathon

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
24/03/2023

Os cursos de Biomecidina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveram, na noite desta quinta-feira, 23, uma aula inaugural com a temática "A inovação e o empreendedorismo na área da saúde: fundamentos e aplicações", ministrada pelo professor Gilson Panosso.


Na oportunidade, considerando o tom de inovação e empreendedorismo da palestra, foi desenvolvido um hackathon, no qual os acadêmicos foram desafiados a resolverem uma situação problema sobre a Dengue, utilizando a inovação e o empreendedorismo. Os 230 inscritos foram divididos em 8 equipes:

  • Equipe Laranja – coordenado pelo professor Cassiano Busatta
  • Equipe Azul – coordenada pela professora Karim Bordignon
  • Equipe Dourada – coordenada pela professora Mônica Martellet
  • Equipe Amarela – coordenada pelo professor Carlos Eduardo Blanco Linares
  • Equipe Rosa – coordenada pela professora Cláudia Felin Cerutti Kuhnen
  • Equipe Roxa – coordenada pela Professora Paula Balestrin
  • Equipe Vermelha – coordenada pela professora Adriana Rotoli
  • Equipe Cinza – coordenada pela professora Jaqueline Marafon Pinheiro


As equipes tiveram um tempo para resolver o problema e, após, apresentaram para uma banca suas propostas empreendedoras. A banca avaliativa foi composta pelos professores Sandro Rogério Giacomelli e Alessandro Molossi, e pela Enfermeira Daiane Liberalesso. Após a apresentação das equipes, a banca elencou as três melhores, as quais foram premiadas.


Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Caroline Ottobelli Getelina, foi um momento extremamente enriquecedor, pois os acadêmicos foram desafiados a pensarem em soluções para problemas reais da sociedade, fazendo uso da inovação e com a perspectiva do empreendedorismo. "Além disso, as equipes foram compostas por acadêmicos de vários cursos, o que possibilitou a interdisciplinaridade nas discussões e nas soluções", complementa Caroline.

Confira as imagens: