Cursos da URI/FW alcançam boas notas no CPC

Esta avaliação considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
10/04/2024

Quatro graduações da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, receberam o Conceito Preliminar de Curso (CPC), na última semana. A avaliação, feita pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Pesquisas (Inep), tem como nota máxima 5 e o curso de Administração atingiu 3, Ciências Contábeis 4, Direito 4 e Psicologia 4, todos resultados satisfatórios, pelo número de critérios avaliados. O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.


De acordo com o diretor Acadêmico, Carlos Eduardo Blanco Linares, a URI/FW demonstra mais uma vez a qualidade impressa em seus cursos de graduação. “Em 2023 recebemos as notas dos acadêmicos na prova Enade (2022), agora foi a vez do CPC. Os conceitos obtidos, são consequência do trabalho diferenciado que nossos coordenadores de cursos e seus colegiados realizam na formação dos acadêmicos, bem como, no comprometimento e competência destes em uma avaliação de tamanha relevância. Essa é a URI, que há quase 32 anos, transforma a vida de cidadãos pelo conhecimento”, frisa o diretor.  

 

Avaliação do resultado

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Diana de Souza, considera excepcional o resultado obtido pela sua graduação. “A nota alcançada reflete uma avaliação positiva pelos estudantes das condições do curso, em razão da competência dos docentes, da organização didático-pedagógica, da infraestrutura, que em conjunto oportunizam a melhor formação acadêmica e profissional desse estudante. Trata-se, portanto, de mais um indicador que demonstra o compromisso da instituição em oferecer educação de qualidade e impulsiona para o monitoramento e aperfeiçoamento contínuo”, destaca Diana.


Da mesma forma, o coordenador do curso de Direito, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, está satisfeito com o conceito da sua graduação. “Em um total de 92 cursos de Direito avaliados no Rio Grande do Sul, o da URI/FW ficou na 28ª posição, demonstrando o seu diferencial e qualidade nos mais de 31 anos de existência. Então, somos um dos melhores Cursos de Direito do Estado. Parabéns a todos os acadêmicos e professores, que fazem da nossa graduação uma referência no ensino jurídico”, enaltece Kuhnen. 


Outro curso avaliado foi o de Administração e o seu coordenador, Nestor Decesaro, recebe com alegria o resultado. “Esta nota é composta por inúmeros pontos de verificação, que atestam, tanto a capacidade da URI na oferta desta graduação, quanto a aprendizagem do aluno formado. Isso nos deixa tranquilos quanto à qualidade do curso sem, no entanto, tirar a inquietação com aquilo que pode ser melhorado. Administração, com suas mais de quatro décadas, segue sólida na construção do desenvolvimento regional. Nem é possível medir este impacto positivo, pois ela está presente em incontáveis empresas, instituições, poderes públicos e no dia a dia da comunidade. O desafio dos professores e alunos atuais, é elevar esse conceito e estamos em constante preparação para isso”, assegura o coordenador.


Mais uma graduação com o CPC anunciado neste ano é Psicologia e a coordenadora, Eliane Cadoná, afirma que o conceito atingido, demonstra a qualidade do que é ofertado. “São 23 anos de experiência, formando psicólogos e as constantes atualizações curriculares, atentas às demandas sociais, a qualidade do corpo docente e a manutenção de uma formação generalista fazem, certamente, com que tenhamos muitos diferenciais. Além disso, mesmo com as características do mundo contemporâneo, e sem deixar de lado a inovação, o curso foi mantido presencial, o que certamente carimba, ainda mais, a ideia de que a URI prima por uma formação de qualidade e cuidadosa com as futuras práticas desenvolvidas pelos estudantes. O resultado de tudo isso é nossa nota junto ao MEC”, justifica Eliane.