Da URI para os melhores cursos de Mestrados (parte I)

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa do Setor de Relacionamento URI/FW
14/02/2018

A graduação é uma das mais importantes conquistas na vida acadêmica de quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho.


Muitas vezes é justamente pelas descobertas feitas durante a graduação que o ambiente acadêmico se torna o principal objetivo. Sendo também um foco como área de atuação.


Um bom exemplo são os inúmeros acadêmicos que antes mesmo de concluir o curso de graduação, são aprovados em pós-graduação. Dando à formação profissional ainda mais qualidade e continuidade.


Assim fizeram os formandos e agora egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW, Joani Paulus Covaleski, Wellerson Pessotto e Zamara Ritter Balestrin.


Os três foram aprovados na seleção do Mestrado em Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A conquista tem um significado muito especial para todos, já que refletem a dedicação durante a formação e a escolha em seguir investindo nas atividades acadêmicas.


Foi um pouco assustador, porque o curso é novo na UFSM essa é a primeira turma. Essa é a segunda vez que nós três seremos membros de uma primeira turma. E isso dá um pouco de medo, porque a gente não sabe como é. E é outra realidade, é totalmente diferente do que estamos acostumados aqui na URI, que tem toda essa questão de proximidade, de amizade com os professores. Mas vamos lá. Já encarei o desafio da graduação e encerrei com sucesso. Então vamos para mais um”, afirma Zamara.


Joani, que escolheu o curso por apostar em novidades, descobriu durante a graduação que queria seguir na carreira acadêmica.


Durante a graduação eu descobri que queria dar aula. A partir daí, surgiram muitas oportunidades, porque temos muito contato com os professores. De poder falar abertamente, trocar experiências. Eles viram as nossas necessidades de participar de projetos de pesquisas e abriram as portas para nós. Começando com a monitoria voluntária, que em mim despertou o interesse pela iniciação científica. O que foi muito bacana para o crescimento profissional de todos dentro da Universidade. E agora essa oportunidade de continuar fazendo o que a gente gosta”, contou ela.


Já Wellerson conta que escolheu a URI por ser a Universidade da cidade onde nasceu.


Sempre que eu vim aqui, fui bem recebido por todos. E no URI Profissões de 2011, que foi o ano que antecedeu o vestibular, conversando com os professores aqui da Arquitetura eu decidi que era essa a minha área, a minha profissão. Entrei na primeira turma e tive a oportunidade de estagiar no núcleo de planejamento, que faz parte do núcleo de extensão do câmpus. E foi a partir dali que tive o aprendizado de alinhar a teoria com a prática. Principalmente através da pesquisa, que despertou mim o gosto pela docência”, lembrou ele que contou ainda que a aprovação na seleção do mestrado ajudou a garantir “um final de ano maravilhoso”.      


Os três agora, já aprovados no mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFSM se preparam para um dos momentos mais felizes da vida. A cerimônia de colação de grau do curso aqui na URI está

Confira as imagens: