De poemas a músicas: A jornada criativa dos alunos do 9º ano da Escola da URI

As obras foram entregues aos pais e demais convidados da formatura dos estudantes

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
19/12/2024

Em uma experiência única e transformadora, os professores Ronie Denardi e Adriano Romitti conduziram seus alunos em um projeto que uniu literatura, criatividade e inovação tecnológica. O trabalho, que resultou em uma verdadeira celebração da arte e do aprendizado, teve início com um desafio simples, mas poderoso: incentivar os alunos a escreverem poesias, explorando suas emoções, pensamentos e visões de mundo.


O objetivo inicial do projeto era criar um livro de poesias, uma coletânea que refletisse as ideias e a sensibilidade dos estudantes. Cada um deles mergulhou no processo criativo, expressando-se de maneiras únicas e reveladoras, e o resultado foi uma obra literária cheia de autenticidade e profundidade.


Entretanto, o que os alunos não sabiam era que o projeto tomaria uma virada ainda mais surpreendente. Na segunda etapa, os professores, com o auxílio da inteligência artificial, deram uma nova vida a essas poesias. Usando tecnologia avançada, transformaram as palavras e versos dos alunos em músicas – uma surpresa que os estudantes descobriram somente no final do processo.


A inteligência artificial, com sua capacidade de gerar melodias, harmonias e ritmos, foi capaz de captar a essência dos poemas e transformá-los em canções originais. Cada música refletiu a alma da poesia, com a melodia se entrelaçando perfeitamente com o significado e o sentimento por trás de cada verso.


O desfecho dessa jornada criativa foi emocionante: as músicas, criadas a partir dos próprios poemas dos alunos, foram apresentadas como um presente especial de formatura. O momento foi marcante, pois não se tratou apenas de um gesto simbólico, mas de uma celebração do processo criativo e da união entre literatura e música, com o toque inovador da tecnologia. As canções, que agora carregavam os sentimentos dos estudantes, foram o presente final de uma trajetória que os acompanharia por toda a vida.


Esse trabalho não apenas fortaleceu o vínculo entre os alunos e as artes, mas também proporcionou uma reflexão profunda sobre como a tecnologia pode ser usada como aliada no processo criativo. Sob a orientação dos professores Ronie Denardi e Adriano Romitti, os alunos não só desenvolveram habilidades literárias, mas também aprenderam a explorar novas formas de expressão, entendendo como as ferramentas do futuro podem enriquecer a produção artística e educacional.


Ao fim do projeto, o livro de poesias e as músicas criadas se tornaram símbolos de um aprendizado que vai além do convencional, revelando o potencial de cada aluno e a magia que acontece quando a educação se alia à inovação e à criatividade.


As obras foram entregues aos convidados da formatura dos alunos do nono ano, que aconteceu no dia 18 de dezembro, no auditório da URI.


Confira o livro:

https://www.fw.uri.br/storage/files/6f6005e9377a5d39e2d9fd0c232512cfEscola Livro Poesias Escola da URI novo ano.pdf


Ouça partes das músicas baseadas nos poemas:

https://youtu.be/UIQ-6yFmFPM