Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Debate sobre acústica encerra evento de Arquitetura e Urbanismo
A 4ª edição do Ciclo de Conforto Ambiental e Habitação, promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW encerrou as atividades na noite desta quinta-feira, 08 de junho, abordando o tema acústica.
Os professores Doutores em Engenharia, Dinara Xavier da Paixão e Eric Brandão, ambos do curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria, falaram sobre “Conforto ambiental, habitação e acústica” e “Acústica de salas”, respectivamente.
A professora Dinara afirmou que é bom saber que os futuros profissionais da área de arquitetura e urbanismo estão realmente preocupados com essa temática que tem tudo a ver com o curso.
“Quando a gente fala em ambiente, em planejamento urbano, é muito importante que o ruído gerado nas próprias cidades precisa ser conhecido e precisa ser trabalhado. Porque ele é realmente uma fonte de problemas tanto para saúde física como psicoemocional das pessoas. Além da questão dos problemas com vizinhança. Que a gente sabe que hoje são muito latentes. Há uma grande reclamação em relação a isso. E não é específico de um único lugar, em todos os lugares. E não é só no Brasil. Então há uma grande preocupação no sentido de dar um maior isolamento para as nossas edificações”, explicou Dinara.
Sobre o tema conforto dos ambientes, o professor Eric Brandão explicou que tem duas coisas diferentes quando se fala em conforto interno do ambiente.
“Uma é a questão de ruído, a entrada de ruído externo, que perturba sono, perturba comunicação e a outra coisa é o controle das reflexões que acontecem dentro do ambiente. O som reflete nas paredes, no chão, no teto. E isso causa a sensação de reverberação que pode ser benéfica ou maléfica. Depende do propósito da sala. São essas duas coisas que precisam ser controladas para garantir o maior conforto a quem vai usar o espaço. Por exemplo, comunicação efetiva numa sala de aula, ter uma experiência boa num auditório. Por isso é importante saber como preparar o ambiente para os ruídos que devem ou não estar nele”.
A 4ª edição do evento que marcou os cinco anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW tendo temática o conforto ambiental e a habitação.