Desenvolvimento: URI recebe recursos para realização de projetos

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
18/12/2013

Sete novos projetos desenvolvidos pela URI – Câmpus de Frederico Westphalen irão colaborar ainda mais para o desenvolvimento regional. Recentemente, a Universidade recebeu recursos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT/RS), para executar cinco projetos na área do leite, e dois na fruticultura.

Conforme explicou o professor da URI, Dr. Sandro Rogério Giacomelli, a obtenção destes recursos foi possível através da submissão dos trabalhos e aprovação nos editais públicos da SCIT. “Os recursos são destinados para sustentabilidade dos projetos, onde está contemplado a compra de equipamentos e material de consumo para sua execução durante a sua vigência”, disse.

O professor Giacomelli salientou ainda, que estes projetos terão impacto direto na sociedade. “Os resultados da pesquisa nas cadeias produtivas do leite e fruticultura terão incremento no valor dos produtos a partir do desenvolvimento de tecnologias próprias obtidas desses projetos para região”.

O grande diferencial desses projetos é o modo de execução, segundo a explicação do professor. A parte experimental será realizada nas propriedades dos agricultores e as análises de laboratório no Polo. Com isso ocorrerá a inclusão dos agricultores na pesquisa. “Eles serão sujeitos da pesquisa e, dessa forma, ocorrerá a democratização da pesquisa pois, quem realmente necessita  parte dela e também poderá direcioná-la”.


Professor da URI participa de evento do Governo do Estado


Diante do sucesso à frente dos projetos da URI, o professor Sandro Rogério Giacomelli foi convidado pelo Governo do Estado do RS, e esteve presente na última quinta-feira, 06, na Solenidade de Lançamento dos Editais para Seleção de Projetos Scit e Fapergs, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre, na presença do Governador Tarso Genro, ministro em exercício da Ciência Tecnologia e Inovação (Luiz Antônio Rodrigues Elias), presidente da CAPES (Jorge Almeida Guimarães), Diretora Presidente da FAPERGS (Nadia Pesche da Silveira), Secretário da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Cleber Prodanov), Secretários de Estado, deputados federais e estaduais, reitores, pró-reitores, diretores de centro de pesquisa, pesquisadores, enfim, da mais alta cúpula da comunidade científica do RS.

 


Assinatura do lançamento do edital

 

Durante a sua participação, o professor representou a Universidade, explanando sobre os projetos desenvolvidos pela instituição. Foi um momento histórico para a URI, em especial para o Câmpus de Frederico Westphalen, pois, de todas as universidades, entre públicas, privadas e comunitárias, somente duas foram convidadas para relatar seus projetos. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou projeto vinculado a Fapergs e a URI para apresentou projeto vinculado ao Polo de Modernização Tecnológica do Médio Alto Uruguai.

{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "https://www.fw.uri.br/pt/noticias/desenvolvimento-uri-recebe-recursos-para-realizacao-de-projetos-9" }, "headline": "Desenvolvimento: URI recebe recursos para realização de projetos", "datePublished": { { $noticia - > dateFormatada } }, "dateModified": { { $noticia - > dateFormatada } }, "description": "", "author": { "@type": "Person", "name": "Assessoria de Comunicação URI/FW" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "URI Frederico Westphalen", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://www.fw.uri.br/img/front/urilogo.png", "width": 600, "height": 315 } }, "image": { "@type": "ImageObject", "url": { { asset($noticia - > image) } } "height": 320, "width": 500 } }