Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Desvendando: da Mata Atlântica para o Pampa
Acadêmicos de Ciências Biológicas da URI/FW participaram de aula de campo

Os alunos do curso de Ciências Biológicas da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, entre os dias 24 e 26 de junho, vivenciaram aula de campo, na cidade de Rio Grande/RS, conhecendo o Bioma Pampa. Também estiveram na Reserva Ecológica do Taim, onde puderam trabalhar conceitos de sala de aula, envolvendo as matérias de Recursos Hídricos e Zoologia III, no mundo das experiências vividas.
O cronograma de atividades contou com uma visita aos Molhes da Barra e à Praia do Cassino. O grupo também esteve na Praia da Capilha e na Lagoa Mirim, onde foi discutida a história do país, a cultura local, a socioeconomia, e como esses aspectos respingam na ecologia da região.
Na cidade de Rio Grande, visitaram ainda a Universidade Federal do Rio Grande, contemplando os Museus Oceanográfico, da Ilha da Pólvora, Antártico e Estação CRAM de recuperação para animais.
Já na Reserva Ecológica do Taim foram desenvolvidas atividades de campo, como a procura a diferentes fitofisionomias encontradas no Pampa, viram as dunas, atividade de simulação de RAS, com identificação de fauna e flora local, e também tiveram momento de esclarecimento ao ver os impactos que modificações podem causar em um ambiente, sempre analisando todos os contextos envolvidos na história do bioma.
De acordo com a coordenadora do curso, Claudia Felin Cerutti Kuhnen, as experiências vividas durante esse período, fazem da Biologia da URI um lugar inesquecível, aconchegante e revolucionário, onde se pode aprender além das folhas dos livros, no lugar onde tudo realmente acontece.