Dia Mundial da Água foi tema de campanha de alunos da URI

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
06/04/2015

Evitar o desperdício da água: essa foi a ação promovida por alunos do Curso de Engenharia Civil em alusão ao Dia Mundial da Água.


A atividade foi proposta na disciplina do 1º Semestre, intitulada Introdução à Engenharia e Ética Profissional, ministrada pelo professor e coordenador de curso, William Cadore.
A ação, que ocorreu no dia 20 de março, tinha como objetivo utilizar as redes sociais para ampliar a conscientização, além disso, os acadêmicos divulgaram a Campanha em todas as salas e laboratórios da Universidade. 


Para Cadore, a temática acerca da água em uma ação ativa, era um desejo antigo. Com isso, o professor aproveitou a data da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água, 22 de Março, como início de um trabalho a ser desenvolvido dentro do curso. “É importante que nossos alunos entendam desde o primeiro o semestre a analogia da água com uma das grandes áreas do nosso curso: os Recursos Hídricos. Se considerarmos que outras áreas são afetadas pela ação ou uso da água, poderíamos dizer que ela é um dos temas mais associados em disciplinas no curso”, explica o professor.


A proposta surgiu como desafio em sala de aula, tendo adesão de imediato dos acadêmicos. Diante da possibilidade, a turma propôs um material de divulgação com o tema “Dê um nó no Desperdício”, que foi aprimorado e desenvolvido pelo setor de comunicação da URI para posterior divulgação. Além disso, os alunos desenvolveram as estratégias de comunicação e divulgação utilizando redes sociais, com o uso do # - hashtag, para vincular todas as postagens associadas ao tema em um único ponto.


Ainda de acordo com o professor e coordenador do curso, William Cadore, os resultados obtidos até o momento são observados pelas mudanças de atitudes, que são o princípio da conscientização. “Os próximos passos previstos para a continuidade da ação, consistem em propostas de palestras e cursos para a comunidade em geral, com temáticas cotidianas e que podem ser aplicadas nas vivências, tais como, a substituição de equipamentos hidráulicos defeituosos e a importância de evitar ligações irregulares, já que, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil perde 37% da água tratada em situações como essas citadas. Desse modo, almejamos estender essa Campanha a comunidade e mostrar como ações simples podem fazer toda diferença”, conclui.

 

Confira as imagens: