Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Dia Nacional da Matemática é celebrado na URI
Esta sexta-feira é especial para quem escolheu a matemática como profissão. É que no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Um dia que faz referência ao escritor brasileiro, Júlio Cesar de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan.
Mello e Souza é autor de cerca de 120 livros. Entre eles, a obra “O Homem que calculava”, que já foi traduzido em doze línguas e é um livro de recreação matemática que conta as incríveis aventuras de um calculista e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
Para o coordenador do curso de Matemática da URI, professor Carmo Henrique Kamphor, “a matemática se faz presente no cotidiano e nas profissões de todas as pessoas. Ela é responsável direta pelos inúmeros avanços na pesquisa e pelos desenvolvimentos tecnológicos. Contudo, sua aprendizagem continua consistindo de um desafio para boa parcela dos estudantes dos mais diversos níveis de ensino. Trata-se de uma disciplina que exige concentração, raciocínio lógico e grande capacidade de abstração”.
A Universidade oferece o curso de Matemática há 16 anos e conta hoje com 10 professores que são egressos da URI. A principal preocupação docente é transmitir conhecimentos específicos da área aliado aos conhecimentos das ciências da educação, para promover a formação de professores capacitados e comprometidos com qualidade dos processos de ensino e aprendizagem desta disciplina tão importante e tão temida por muitos.
Como é hábito na característica de formação profissional oferecida pela instituição, o curso conta disciplinas articuladoras como os Laboratórios de Ensino, nas quais são vivenciadas situações didáticas focadas nas atuais tendências da educação matemática. A utilização destes recursos visa potencializar os processos de ensino e aprendizagem da matemática nas escolas de ensino básico.
Ensino esse que é movido por paixão. Um exemplo é a escolha da Andressa Leseux. Formada em Engenharia de Alimentos, ela resolveu voltar à sala de aula para realizar um sonho. Hoje é acadêmica do 5º semestre e afirma que o retorno para a Universidade foi decidido pela certeza da vontade de trabalhar com ensino.
“A ideia de tentar trabalhar com ensino que é uma coisa que eu gosto muito mais que a parte técnica, foi o que me fez voltar e escolher a Matemática”, conta Andressa sem esconder o sorriso de satisfação.