Dia Nacional do Surdo - Libras: nós apoiamos essa ideia. Apoie você também

URI FW
Imagem Notícia

Professora Vanice Hermel
26/09/2014


O Dia 26 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional dos Surdos devido ao fato desta data lembrar a fundação da primeira escola para Surdos no país. Em 1857, um surdo francês Sr. Eduard Huet, implantou a primeira escola para surdos, antes, Instituto Imperial de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, conhecido hoje como o famoso Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES.


A língua Brasileira de Sinais foi denominada LIBRAS a partir do II Congresso Latino Americano de Bilinguismo para Surdos em 1993. Possui uma estrutura gramatical própria diferenciando-se das demais línguas por sua modalidade visual-espacial. É composta de regionalismos assim como qualquer língua.


Alguns mitos sobre as pessoas surdas e sobre a língua de sinais ainda se fazem presentes na sociedade. O surdo-mudo é a mais antiga e inadequada denominação atribuída ao surdo. A língua de sinais seria uma mera gesticulação, sendo incapaz de expressar conceitos abstratos, além disso, alguns acreditam que LIBRAS é universal e única língua utilizada por todos os surdos.


Aprender uma língua de sinais não é simplesmente aprender sinais de um dicionário. É ouvir o som do silêncio através das mãos. Em tempos contemporâneos discute-se cada vez mais a necessidade de saber relacionar-se e incluir pessoas com deficiência na sociedade.

 

 


No sentido de demonstrar o apoio ao uso correto de LIBRAS, ao respeito e à valorização das pessoas surdas, os acadêmicos do VI semestre de Pedagogia estarão realizando nesta noite uma atividade envolvendo os participantes do Simpósio Nacional de Educação com a proposta intitulada: “LIBRAS: Nós apoiamos essa ideia. Apoie você também”. Os acadêmicos do VI semestre de Ciências Contábeis também estão engajados na proposta divulgando a ideia em redes sociais.

 

 


A língua de sinais é uma das principais marcas da identidade das pessoas surdas. Faz-se necessário a sua devida valorização e respeito entendendo que o início de uma educação de qualidade fundamenta-se na formação de professores mais conscientes.

 

Confira as imagens: