Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Diplomada do Curso de Direito é aprovada em concurso de Juiz do Trabalho
Competindo com aproximadamente 3 mil candidatos a Diplomada atuará em Minas Gerais

Com uma formação edificadora de agentes sociais jurídicos, o Direito tem abrangente alcance para a atuação profissional. Permitindo ao graduado atuar em áreas como: advocacia, Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Delegado de Polícia, Defensor Público, Procurador do Estado, Professor, Assessor Jurídico, entre outros.
Lilian Piovesan Ponssoni, 26 anos, Diplomada do curso de Direito da URI Câmpus de Frederico Westphalen, obteve aprovação no concurso 01/2013 para Juiz Substituto do Trabalho da 3ª Região no Estado de Minas Gerais. Lilian competiu com cerca de 3 mil inscritos onde foram aprovados 29 novos Juízes Substitutos do Trabalho.
Além de atuar como de Magistrado do Trabalho harmonizando o capital e o trabalho, buscando a paz social e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores também desempenhará a função de juiz do trabalho, conduzindo os serviços para a constante melhora da prestação jurisdicional aos que buscam seus direitos perante a Justiça do Trabalho.
Lilian que se formou na turma de 2009/2, explanou que no decurso da graduação na URI descobriu a admiração pelo Direito do Trabalho e dando advento ao desejo de ser Juíza do Trabalho, “para ser protagonista da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, como assegura a Constitução da República de 1988”.
Para ela a motivação para os estudos veio do desejo de aplicar os direitos assegurados na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho aos casos particulares.
Ela salienta que foi aprovada na OAB ainda em 2009, enquanto era aluna, onde em seguida, pôde começar a atuar na advocacia trabalhista e cível, juntamente podendo se dedicar aos estudos que lhe permitiram a aprovação no concurso de Juiz Substituto do Trabalho nas cinco fases distintas - fase objetiva, fase discursiva, fase discursiva prática de sentença, fase de documentação e investigação da vida pregressa e fase oral.
A Diplomada destacou que contou com ótimos professores de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Previdenciário, matérias que são indispensáveis para a atuação do Juiz do Trabalho. Além dessas, outras matérias também lecionadas na graduação são importantes para o desempenho do cargo.
Para o Coordenador do Curso de Direito da URI, Professor Cesar Riboli, quando aluna, Lilian sempre levou a sério o Curso, foi estudiosa e tinha um proposito que levou em frente, continuando os estudos após formada até alcançar seus objetivos.