Diplomada pela URI/FW palestrou sobre os Direitos Humanos da Mulher

A Profª Drª Lais Locatelli fez uma comparação entre a Espanha e o Brasil

URI FW
Imagem Notícia

Gabrieli Wagner - Estagiária e Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
04/09/2019

Terça-feira, dia 03, a pesquisadora Drª Lais Locatelli proferiu a palestra intitulada "Direitos Humanos da Mulher: comparação entre Brasil e Espanha", explanando as principais diferenças entre a realidade das Políticas Públicas brasileiras voltadas a mulher e a realidade das Políticas Públicas da Espanha no que se refere ao direito da mulher.


A palestra foi mediada pelo Prof. Dr. do curso de Direito Daniel Pulcherio Fensterseifer e pela coordenadora do curso de Psicologia Profª Dr.ª Eliane Cadoná. A convidada destacou a importância desses momentos de integração de conhecimento entre cursos, neste caso Direito e Psicologia, pois ela considera que a violência contra a mulher "é um problema que demanda uma resposta multidisciplinar, porque é um problema transversal que abrange todas as matérias, todas as classes sociais, todos os tipos de formação, todos os tipos de profissionais também".


A palestrante é diplomada pelo curso de Direito da URI/FW, e também realizou a pós-graduação em Direito Público e Privado ofertado pela Universidade. Lais expressou que voltar para a URI/FW "é uma grande alegria, um prazer enorme, poder não só revisitar minha casa, mas também reencontrar meus colegas, os meus professores".


Como esteve na URI desde a sétima série do ensino fundamental, Lais considera que "a URI realmente nos cria como pessoas, como seres humanos, como acadêmicos, como pesquisadores, nos abraça e nos acolhe nesse retorno e transmite as nossas mensagens, os nossos aprendizados".


Atualmente, Dr.ª Lais é Professora dos Programas de Pós-doutorado Políticas Públicas e Segurança da Universidade Portucalense/Portugal e Direitos Humanos e Direitos Sociais da Universidad de Salamanca, USAL/Espanha; Pós-doutora e Doutora em Direitos Humanos - USAL/Espanha; Pós-doutora em Direitos Sociais - USAL/Espanha; Mestre em Ciências Jurídico-Políticas - Universidade Autônoma de Lisboa/Portugal; Mestre em Psicanálise - Universidad de León/Espanha.


A PALESTRA


- O tema de gênero é muito ímpar e muito especial, porque eu trabalhei com isso na época anterior da Lei Maria da Penha, então eu sei exatamente, no contato diário com as vítimas, o que significa ter uma lei que as protege, que as acolhe, que dá uma resposta integral e que tenta solucionar um pouco esse grande problema que vem de uma raiz social, cultural e não somente um problema jurídico - comentou Lais.

Confira as imagens: