Diplomada URI defende doutorado

A URI em sua formação busca, através do DNA do conhecimento mudar vidas, para Sindy Raquel Krzyzaniak que se formou em Química Industrial, esse DNA não parou de mudar, evoluir e gerar ainda mais conhecimento, no último dia 27 de maio ela defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM e sagrou-se agora Doutora em Química.
Sindy destaca que se surpreendeu com toda pandemia mundial e que pelo momento atual que vive, se sinte muito grata por ter conseguido concluir o doutorado. “Em meio ao caos que a educação e a pesquisa científica enfrentam, virei Doutora”.
A trajetória acadêmica na estudante iniciou em 2009 quando ingressou no curso de Química Industrial na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), câmpus de Frederico Westphalen.
- Sou muito grata à URI e a todos os professores do curso de Química Industrial. Durante todo o período da graduação, participei de todas as oportunidades oferecidas pela URI. Ao final da graduação, em virtude da participação em projetos de pesquisa e de extensão, e da minha atuação na Sala de Materiais, tive o interesse no ensino e na área de pesquisa em Química Analítica e Química Ambiental – ressalta Sindy.
Em março de 2014, a estudante ingressou no mestrado do PPGQ - área de concentração: Química Analítica, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, após a conclusão, em março de 2016, ingressou no Doutorado em Ciências - área de concentração: Química Analítica do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, na mesma universidade.
- No dia 27 de maio de 2020, realizei a defesa do doutorado de uma maneira bem diferente, bem atípica e sem a presença dos meus amigos, familiares e colegas. Foi diferente, mas não menos meritória. Agradeço à UFSM, ao Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e ao Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA). Agradeço aos órgãos de fomento CAPES e CNPq pelo incentivo à pesquisa por meio da bolsa de mestrado e de doutorado.
Agradeço a todos os professores do grupo pelo apoio e suporte em todos esses anos. Em especial à minha orientadora por todo o exemplo e aprendizado. Agradeço aos amigos que seguiram comigo desde o início e aqueles que conquistei durante essa trajetória. Levo cada um de vocês comigo. Agradeço a minha família que sempre me apoiou e estiveram comigo em todos os momentos. Agradeço por terem me incentivado e por terem entendido a minha ausência – exaltou a então Doutora, Diplomada da URI.
Por fim Sindy deixa a mensagem: “Por mais que estejamos passando por momentos difíceis, que possamos apoiar e incentivar a educação e a pesquisa científica. Assim como eu, quero que todos os jovens tenham acesso e oportunidade de ingressarem em uma universidade de qualidade”.