Diplomado da URI desenvolve software para deficientes visuais e motores

Marcelo Ambrosio Stefanello apresentará seu projeto em evento na Bulgária

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
28/08/2014

LeiaMe: um Sistema Sintetizador de Voz comandado por fala para auxílio a Deficientes no processo de leitura. Esta ferramenta inédita é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do diplomado em Ciência da Computação da URI/FW, Marcelo Ambrosio Stefanello, que se formou na mais recente colação de grau do curso.

O projeto, que foi orientado pelo professor Giancarlo Cerutti Panosso, será apresentado na “Annual International Conference Education, Research & Development", em Elenite, leste da Bulgária, entre os dias 4 e 8 de setembro de 2014. O evento abrange especialmente os países da Europa e da Ásia, todos preocupados com a Educação, a Pesquisa e o Desenvolvimento. Os principais organizadores são da Bulgária, Polônia, Cazaquistão e Grécia, e os inscritos são de quase todos os países da Ásia e Europa. Fora desses continentes, há apensas quatro participações: uma do México, uma do Canadá, uma da África do Sul e uma do Brasil, representado pela URI/FW.

Segundo o professor Giancarlo, “além de aprendermos muito nesta conferência com todas as apresentações programadas, vamos divulgar nosso trabalho e levar o nome da URI para o público presente, com possibilidade de parcerias para sequência das nossas pesquisas”.

Marcelo, que irá fazer a sua estreia na Europa com a viagem, relata sua expectativa em relação à participação na conferência. “Estou muito feliz. Fomos atrás e conseguimos. Tenho certeza que será um grande evento. Espero os demais colegas possam ter oportunidades como esta".

Saiba mais sobre o software

O projeto consiste, resumidamente, numa ferramenta que permite aos cegos e deficientes motores acessarem por comando de voz os textos dentro de pastas virtuais no computador, e depois disso o sintetizador de voz lê os textos para estes usuários, sem necessidade de contato físico ou visual.
 

O público-alvo são pessoas com limitação/deficiência visual; pessoas com limitação/deficiência nos membros superiores e demais pessoas que optarem por ouvir em vez de ler.
 

Confira as imagens: