Diplomado de Tecnologia em Agropecuária fala sobre sua estadia na França

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
02/12/2015

O Diplomado Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, Wagner Rogério Bonh, esteve na URI – FW na última semana, a fim de relatar a sua estadia na França, na primeira quinzena de novembro, através de intercâmbio dos CEFFAs, via ARCAFAR-RS, com membros das CFRs do RS.

 

A oportunidade da viagem se deu em função de que em setembro de 2015, um grupo de Franceses esteve dialogando com os alunos do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI, sendo que a Universidade recebeu um convite da ARCAFARRS e dos Franceses para integrar parceria de formação de educadores e agricultores.

 

Na apresentação do egresso, foi enfatizada a ideia de profissionalização dos agricultores e de  tecnologias que viabilizem a agricultura familiar e principalmente o associativismo e cooperativismo.

 

Outro elemento abordado foi a formação voltada à prática, a realidade a solução de problemas e que a Pedagogia da alternância tem apresentados motivações excelentes na vida dos empreendedores e sucessores do campo.

 

Wagner Bonh é Presidente da ARCAFARRS e salientou a importância da formação de agricultores das Casas Familiares rurais e a do Curso superior de Tecnologia em agropecuária como mecanismo de sucessão do campo.

 

"Uma experiência que irá ficar marcada em nossas vidas, onde tivemos a oportunidade de conhecer e mostrar as realidades das Casas Familiares Rurais do Brasil e da França, onde filhos de agricultores familiares de nossa região e monitores puderam estar na França mostrando sua realidade, seu modo de trabalho, suas técnicas, apresentando seus projetos de vida, e isso quem proporciona são as Casas Familiares Rurais apenas, pois as mesmas preparam os jovens e sua equipe para a vida. E também tivemos a oportunidade de verificar as tecnologias aplicadas na agricultura da França, conhecer seus avanços e desafios e o que podemos trazer para nossa realidade. É importante dizer que não fomos para a França copiar e ter o apenas o olhar que lá tudo é bom, e sim conhecer melhor a sua realidade, pois lá também a agricultura enfrenta dificuldade e tem grandes desafios, mas o mais importante é poder absorver os pontos positivos e como, ou qual a maneira utilizada para superar esses desafios, pois aqui no Brasil em especial na nossa Região temos uma agricultura forte, o que precisamos é planejar e organizar a mesma com a nossa realidade, e conhecendo a agricultura da França podemos perceber que a cooperação é um fator fundamental para a superação e a permanência na atividade agrícola. E a URI sempre foi parceira da ARCAFAR-RS - Associação Regional das Casas Familiares do Estado do Rio Grande do Sul, como das Casa Familiares Rurais de Frederico Westphalen e Alpestre, pois o curso de Tecnologia em Agropecuária foi criado pensando na metodologia da pedagogia da Alternância das CFRs, ou seja, mos

Confira as imagens: