Direção da URI/FW participa de reunião do Inova RS

Os diretores da universidade são representantes da mesa do programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
24/01/2023

A direção da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participou, na quinta-feira, 19, da primeira reunião presencial do programa Inova RS em 2023. Os diretores geral, Elisabete Cerutti, e acadêmico, Carlos Eduardo Blanco Linares, integram, como representantes, a mesa do programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, academia, setor empresarial e governo, propondo a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação das oito regiões do Estado.


Na ocasião, foram apontados pontos positivos do programa e proposições de aprimoramento do mesmo. A URI/FW, além de possuir dois representantes na mesa do Inova RS, também tem o professor Sandro Rogério Giacomelli como integrante da equipe técnica.


De acordo com o diretor acadêmico, a participação da URI/FW junto ao Inova RS é imprescindível diante do protagonismo histórico da instituição no desenvolvimento da região. “Atualmente, a URI, juntamente com Sicredi Conexão e por intermédio da Universidade de Passo Fundo, é a responsável pela implantação e gestão do Small Farm Hub, um ambiente inovador no Brasil voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes. O hub, que está em desenvolvimento, é uma realidade graças às parcerias institucionais e apoio do Inova, e segue como uma das prioridades da universidade”, complementa Linares.