Direção e DCE protestam a favor do ensino
A noite desta segunda-feira, 03 de outubro foi marcada por uma grande manifestação realizada por acadêmicos, professores e técnico-administrativos em frente à Universidade.
Reunidos e carregando cartazes com pedidos de apoio à educação e à aprovação do Projeto de Lei nº 8, estudantes da URI/FW acompanhados dos Diretores e professores da instituição e dos integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) demonstraram a necessidade e a importância da retomada e continuidade do repasse dos valores do programa de financiamento estudantil (FIES) por parte do Governo Federal.
A professora Silvia Regina Canan, Diretora-Geral da URI/FW destacou que hoje a URI tem 46% dos alunos com FIES, e até agora apenas 2% conseguiram aditar, renegociar os valores para continuar estudando. “Nós estamos a descobertos com 44% dos nossos alunos e isso implica em várias questões. Não é só o aluno não receber o FIES, é a Universidade ter que parar suas atividades por que nós não vamos conseguir sobreviver muito tempo sem que esse dinheiro venha para a gente manter toda a estrutura da Universidade. Pagamento em dia dos professores e a estrutura física para todos estudarem. Então essa é uma luta que não é só dos alunos, é de todos nós. É da sociedade civil também, porque nós não queremos excluir da Universidade nenhum aluno”, enfatizou a Diretora.
O Diretor-Administrativo, professor Clovis Hempel ressaltou que é de fundamental importância que todos cobrem dos políticos, especificamente dos senadores que votem e aprovem a PL8/2016, que abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor do Ministério da Educação e de Operações Oficiais de Créditos, crédito suplementar no valor de R$ 1.103.400.627,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária Vigente.
“Nós temos que fazer nosso papel, tanto a Universidade quanto os alunos, fazer pressão aos deputados e senadores para que desobstruam a pauta para que o PL que está na ordem do dia entre em votação”, explicou o professor. Ele disse ainda que a URI/FW está preparando uma ação para judicializar a cobrança e que é importante que os alunos que estejam com a mesma dependência também o façam.
E reforçou afirmando que “nós queremos e precisamos dos alunos aqui dentro. Não queremos nenhum aluno a menos mesmo. Queremos todos do FIES e os próximos, que estarão entrando no vestibular. Eles vêm com a expectativa de financiamento também, e a gente tem que colocar à disposição deles”.
Já o Presidente do DCE, acadêmico Luiz Henrique Dalcanton, afirmou que esta é uma manifestação histórica na URI. “Contar com o apoio dos Diretores é a prova que estamos no caminho certo. A presença deles é um fortalecimento que nos coloca com uma responsabilidade ainda maior. A gente precisa estar pressionando para que seja aprovado o PL e que venham imediatamente o repasse e que sejam aditados os contratos”, disse o acadêmico.
A votação do PLN8/2016 está prevista para esta terça-feira, 04 de Outubro no Senado.
Para saber mais e acompanhar