Diretora da URI é escolhida presidente da Academia Frederiquense de Letras
Foram homenageadas 25 pessoas que têm o compromisso de guiar a instituição em sua missão de promover e valorizar a literatura e a cultura na comunidade

A posse dos membros da Academia Frederiquense de Letras, que tem como presidente a diretora da URI/FW, Elisabete Cerutti, aconteceu no dia 9 de dezembro, no auditório da universidade. A criação da instituição marca um momento histórico e cultural de relevância para o município que, assim, reafirma seu compromisso com a valorização da literatura e do conhecimento.
O evento contou com a presença do prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, do presidente da Poder Legislativo, Leandro Mazzutti e outros vereadores, e da secretária de Educação e Cultura, Marisa Fátima Botton Piton, além dos homenageados e seus familiares.
A Academia Frederiquense de Letras foi sugerida pelo vereador Antônio Luiz Pinheiro, por meio do Projeto de Lei nº 006, de 27 de março de 2023. A iniciativa foi sancionada pelo prefeito José Alberto Panosso, culminando na Lei Municipal nº 5.105, de 17 de maio de 2023. A diretoria foi eleita por aclamação no dia 2 de dezembro deste ano, em reunião realizada no gabinete do prefeito, com a participação ativa dos membros da Academia.
A presidente empossada afirma ser uma honra e uma grande alegria estar à frente da Academia Frederiquense de Letras, junto de um grupo de pessoas tão especiais. “Agora, temos o compromisso de desencadear ações e apoiar políticas públicas que possam externar os caminhos do letramento e do valor literário da nossa comunidade”, salienta Elisabete.
Em seus pronunciamentos, o prefeito e o presidente da Câmara reforçaram a relevância da Academia e reconheceram a importância da literatura como elemento fundamental da formação cultural, histórica e educacional do município. “Nesta ocasião solene, honramos a história, promovemos a criatividade e consolidamos um espaço dedicado ao estudo, à preservação e à promoção de nossa rica tradição literária”, disse Panosso.
Integrantes da Academia
- Wilson Aleixo Ferigollo.
- Ophelia Sumpta Paetzold.
- Lírio Zanchet.
- Márcio José Menuzzi.
- Luís Alberto Cadoná.
- Vilmar Trevisol.
- Jussara Jacomelli.
- Jean Mauro Menuzzi.
- Marta Heloisa Kayser.
- Wolmar Trevisol.
- Sergio Trevisol.
- Rosi Maria Prestes.
- Ariane Ávila Neto de Farias.
- César Riboli.
- Claudia Cristina Wesendonck.
- Daniel Pulcherio Fensterseifer.
- Eliane Cadoná.
- Elisabete Cerutti.
- Giancarlo Cerutti Panosso.
- Joel Felipe Guindani.
- Luci Mary Duso Pacheco.
- Márcia Elisa Vanzin Boabaid.
- Márcia Rejane Kristiuk Zancan.
- Samba Sané.
- Silvia Regina Canan.
Diretoria
Presidente: Elisabete Cerutti.
Vice-presidente: Márcio José Menuzzi.
1ª Secretária: Luci Mary Duso Pacheco.
2ª Secretária: Rosi Maria Prestes.
1º Tesoureiro: Giancarlo Cerutti Panosso.
2º Tesoureiro: Sergio Trevisol.
Conselho Fiscal: Jean Mauro Menuzzi, Wilson Aleixo Ferigollo, Márcia Rejane Kristiuk Zancan.
Suplente do Conselho Fiscal: Samba Sané.