Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Disciplina de Realidade Brasileira realiza atividades práticas

Dentre as disciplinas ofertadas pela URI – FW no período de férias, entre os dias 02 e 10 de fevereiro foi realizada a disciplina de Realidade Brasileira, ministrada pela professora Jussara Jacomelli. Foram 52 acadêmicos matriculados, que puderam aliar a teoria com acontecimentos e históricos do cotidiano da Comunidade Regional a partir de “estudos exploratórios”.
De acordo com a professora Jussara, os estudos viabilizaram analisar questões sociais, econômicas e as políticas brasileiras, relacionando-as com situações locais e vinculando-as com conceitos de cidadania, de seres sociais e individuais em uma sociedade coletiva, de diversidade cultural, de imenso potencial e de expressiva desigualdade social.
“Os estudos exploratórios partiram de temas abraçados pelos acadêmicos a partir de uma visita de estudos no Museu Municipal e no CEDOPH, onde com base em objetos e documentos doados por pessoas da comunidade, os acadêmicos, em grupos, deram inicio a produções textuais imbricadas em teorizações e novos estudos “in loco” como a visita ao Lar São Francisco, uma instituição que se fundamenta na solidariedade e onde é possível ouvir histórias de vida e partilhar saberes”, ponderou a professora.
Para auxiliar nas produções, foi realizada também uma turnê de estudos históricos vinculando o território e as atividades locais e regionais na linha de tempo histórico do Brasil a partir de alguns pontos turísticos do Município de Frederico Westphalen como o Parque da Vila Faguense, a Catedral Diocesana, a Praça do Barril, o Câmpus da URI-FW; o Monumento Cristo Rei, o Santuário Tabor Porta do Céu e o Moinho Crzyzaniak. A visita aos pontos turísticos contou com envolventes discursos históricos do Guia Municipal de Turismo, Sr. Vilson Ferrigollo.