Discurso e Psicanálise em diálogo

Psicólogo Kenny Teschiedel fala sobre Psicanálise em relação aos estudos discursivos para os...

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - URI/FW
26/05/2020

Na noite desta terça-feira, 20, o psicólogo, escritor e também aluno do curso de Letras-Português, Kenny Teschiedel, teve um momento de diálogo com os alunos do VII semestre do curso de Letras-Inglês. A proposta foi feita no âmbito da disciplina de Análise do Discurso, ministrada pela Profa. Ms. Marinês Ulbriki Costa e consistiu em uma fala, via Google Meet, entre os alunos, a professora e o convidado. O momento, configurado como um diálogo aberto entre os participantes, enriqueceu as discussões tendo em vista que a matéria em questão, a Análise do Discurso, se constitui nos limites entre a Linguística, o Marxismo e a Psicanálise. 

Na oportunidade, o fio condutor do diálogo foi pautado em uma reflexão sobre conceitos oriundos da Psicanálise, como inconsciente, sujeito e subjetividade, em benefício do entendimento da língua em contato com a sua exterioridade, ou seja, o discurso. Sobre a pertinência da discussão, Teschiedel entende que “é  muito importante que a Psicanálise possa ganhar novos espaços e ser explorada de maneira curiosa e responsável. Assim, chancela mais uma vez a ousadia de Freud em tecer uma obra que nunca se esgota. Foi uma experiência gratificante”. 

O acadêmico Ernani Hermes ressalta que “tais imbricamentos teóricos favorecem uma compreensão mais abrangente sobre os fenômenos da linguagem em relação à forma como nos constituímos como sujeitos. Os olhares transdisciplinares e interdisciplinares são fundamentais para  o enriquecimento intelectual; ler teorias e conceitos da nossa área à luz de outras constrói um saber multifacetado que agrega à formação acadêmica”.

Alan Eduardo Saueressing, aluno do Curso, da mesma forma, compreende que “a Análise do Discurso - disciplina que estamos estudando neste semestre de Letras - tem relação direta com à Psicanálise e, é muito bom poder trocar figurinhas e ouvir um colega e estudioso da área falando sobre. A troca de conhecimentos que tivemos com o Kenny foi muito enriquecedora e esclarecedora”. 

Confira as imagens: