Dissertações do Mestrado em Letras contribuem para o estudo da Literatura Afro-Brasileira

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
31/08/2015

Dando continuidade a um dos direcionamentos que têm distinguido o Mestrado em Letras da URI – FW, o enfoque sobre minorias, realizaram-se duas defesas de dissertação que apresentaram estudos sobre uma literatura que tem, caracteristicamente, se debruçado sobre minorias: a literatura afro-brasileira.


No dia 25 de agosto, Daiana Diniz Quebing dos Santos  apresentou sua dissertação intitulada “Identidade e corpo em contos de Cadernos Negros: a função social da literatura”, pesquisa que  representa importante contribuição para o estudo desse segmento da  literatura brasileira contemporânea. A banca examinadora foi composta pelos seguintes docentes: Dra. Denise Almeida Silva (URI) – orientadora; Dr. Lizandro Calegari (UFSM) e Dra. Ana Paula Teixeira Porto (URI).


Já a mestranda Angela de Fátima Langa apresentou, no dia 27 de agosto, a defesa da dissertação “A favela que não acabou: memória e espaço em Becos da Memória, de Conceição Evaristo”. A banca examinadora foi composta pelos seguintes docentes: Dra. Denise Almeida Silva (URI) – orientadora; Dr. Wellington Fiorucci (UTFPR) e Dra. Maria Thereza Veloso (URI).


O trabalho apresentado estuda o segundo romance publicado por Conceição Evaristo, uma das mais destacadas autoras brasileiras contemporâneas, a qual, por duas vezes, já se fez presente no evento Afrocultura, promovido bianualmente pelo Mestrado em Letras e pelo Curso de Letras da URI. 


A URI, através de seu Mestrado em Letras, parabeniza as agora Mestras Daiana e Ângela pela excelência e relevância das pesquisas defendidas.

 

Confira as imagens: