Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Dissertações do Mestrado em Letras contribuem para o estudo da Literatura Afro-Brasileira
Dando continuidade a um dos direcionamentos que têm distinguido o Mestrado em Letras da URI – FW, o enfoque sobre minorias, realizaram-se duas defesas de dissertação que apresentaram estudos sobre uma literatura que tem, caracteristicamente, se debruçado sobre minorias: a literatura afro-brasileira.
No dia 25 de agosto, Daiana Diniz Quebing dos Santos apresentou sua dissertação intitulada “Identidade e corpo em contos de Cadernos Negros: a função social da literatura”, pesquisa que representa importante contribuição para o estudo desse segmento da literatura brasileira contemporânea. A banca examinadora foi composta pelos seguintes docentes: Dra. Denise Almeida Silva (URI) – orientadora; Dr. Lizandro Calegari (UFSM) e Dra. Ana Paula Teixeira Porto (URI).
Já a mestranda Angela de Fátima Langa apresentou, no dia 27 de agosto, a defesa da dissertação “A favela que não acabou: memória e espaço em Becos da Memória, de Conceição Evaristo”. A banca examinadora foi composta pelos seguintes docentes: Dra. Denise Almeida Silva (URI) – orientadora; Dr. Wellington Fiorucci (UTFPR) e Dra. Maria Thereza Veloso (URI).
O trabalho apresentado estuda o segundo romance publicado por Conceição Evaristo, uma das mais destacadas autoras brasileiras contemporâneas, a qual, por duas vezes, já se fez presente no evento Afrocultura, promovido bianualmente pelo Mestrado em Letras e pelo Curso de Letras da URI.
A URI, através de seu Mestrado em Letras, parabeniza as agora Mestras Daiana e Ângela pela excelência e relevância das pesquisas defendidas.