Doutorado da URI/FW promove primeira Banca de Defesa de Tese

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
16/05/2023

A primeira Banca de Defesa de Tese da história do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGEDU) da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, aconteceu na quarta-feira, 10. Na oportunidade, o professor Fernando Battisti apresentou a pesquisa “O Sentido Epistemológico das Práticas Educacionais do contexto de cibercultura: a Metodologia Ativa e o Humanismo Digital”. 


O trabalho defendido foi orientado pela professora-doutora e diretora geral da universidade, Elisabete Cerutti, e teve como objetivo reconhecer um ponto de intersecção epistemológico entre o Humanismo Digital, Metodologias Ativas e Cibercultura em uma instituição de ensino superior no contexto de uma Graduação Ativa em suas estruturas pedagógicas e espaços de aprendizagem.


Aluno da URI/FW desde 2005, onde cursou Filosofia e Direito, além de pós-graduação, mestrado e, agora, doutorado, Battisti comenta que é necessário compreender o sentido pedagógico para o uso dessas tecnologias na sociedade contemporânea. “A pesquisa apresenta uma possibilidade de diálogo mais profundo das metodologias ativas que usam tecnologias digitais. A partir de temas como cibercultura, Novo Humanismo e Complexidade, o trabalho estuda Projetos Pedagógicos de Curso e desenvolve também uma pesquisa de campo. Ter realizado esse tempo de estudo com aprofundamento teórico foi essencial para meu desenvolvimento pessoal e profissional. A URI fez e faz e sempre a diferença na minha vida pessoal e profissional”, afirma o mais novo doutor em Educação.


A coordenadora do PPGEDU, Luci Mary Duso Pacheco, comenta que a primeira defesa de tese inaugurou um novo momento para o programa. “Um marco da maturidade do programa que agora inicia seu processo de consolidação tendo defendido dissertação e teses e passando assim a socializar com a comunidade os resultados de pesquisas desenvolvidas por Mestres e Doutores. É uma alegria poder compartilhar com a comunidade o sucesso dessa nova etapa em que o programa se encontra”, destaca.


Sobre o PPGEDU

O curso de Doutorado em Educação é ofertado desde 2019 com o objetivo de formar doutores em Educação, e pode ser cursado por profissionais que já tenham o título de Mestre obtido em curso reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


O processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW está aberto até 14 de junho, e o edital de seleção pode ser encontrado no site da instituição.


Atualmente, são oferecidas 30 vagas para Mestrado, destinadas a portadores de Diploma de nível superior, distribuídas em 15 vagas para alunos cujas aulas serão realizadas no câmpus de Frederico Westphalen e 15 vagas para alunos cujas aulas serão realizadas no câmpus de Santiago. 


Para o Curso de Doutorado, são ofertadas 10 vagas destinadas a portadores do título de Mestre, oficialmente reconhecido em território nacional. As vagas serão distribuídas conforme disponibilidade de orientação dos docentes e em atenção às linhas de pesquisa do curso. Estão disponíveis três bolsas da CAPES para o Curso de Doutorado e três para o Curso de Mestrado. O edital de bolsas será aberto após as matrículas dos alunos ingressantes.

Confira as imagens: