Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
É HOJE: URI em Cena no Salão de Atos
A arte teatral tomará conta da URI – Câmpus de Frederico Westphalen nesta quarta-feira, dia 26. As peças "Operário em construção" e "Jogos na hora da sesta" irão estrear no salão de atos às 15h, às 19h e às 21h.
O grupo de atores é formado pelos acadêmicos de Letras e bolsistas do Pibid/Capes, que, coordenados pela professora Maria Thereza Veloso, idealizadora do projeto, tiveram aulas de teatro com o professor Paulo Mauro, de Porto Alegre.
As duas peças constituem a culminância de um Curso de Arte Dramática, integrante do Projeto de Extensão Cultural, denominado "URIemCENA - Linguagem, Corpo e Arte".
A peça "Operário em construção" será apresentada às 15h e às 19h e aberta ao público de todas as idades. Já a peça "Jogos na hora da sesta" será apresentada às 21h e é recomendada para público a partir de 14 anos. Não serão cobrados ingressos para nenhuma das peças.
As estreias integram a programação de encerramento deste semestre letivo nos cursos de Graduação em Letras e de Mestrado em Letras/Literatura Comparada da URI/FW e são abertas à comunidade em geral.
Sinopse das peças
Jogos na hora da sesta
Sinopse
Jogos na hora da sesta é um texto clássico do teatro contemporâneo. Retrata um grupo de crianças que brincam numa praça enquanto seus pais descansam no intervalo após o almoço.
Nas falas, nas brincadeiras, nas relações entre elas, as crianças reproduzem os rituais sociais dos adultos: a sexualidade, o casamento, as guerras, a morte... Num conjunto de ações repletas de violência e de poesia, de encantamento e horror, elas vão construindo um retrato duro e fiel da sociedade contemporânea.
Jogos na hora da sesta é um texto forte, poético e de identificação imediata, ideal para um tempo de violência limite. Não é uma obra sobre crianças, mas sim sobre adultos. As crianças são apenas reflexos sem disfarces do que são seus pais. Em seus jogos aparentemente inofensivos, longe dos olhares dos pais, mas sob o olhar atento do espectador, essas crianças revelam um jogo cruel e autoritário do mundo adulto.
O espetáculo mostra as diversas formas de relações humanas, o jogo de poder, o preconceito, a discriminação, a violência e o tão discutido bullying. Através de um intenso humor crítico e de belas imagens poéticas, Jogos na hora da sesta propõe, nas entrelinhas entre o real e o simbólico, uma reflexão sobre o universo humano na intrincada sociedade atual.
Em cena estará o Grupo de Teatro Universitário URIemCENA, constituído por alunos pibidianos do Curso de Letras, com direção técnica de Paulo Mauro da Silva e Coordenação Geral de Maria Thereza Veloso.