Ecos do Rondon: URI dividindo trabalhos e somando em ações

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
07/08/2014

Uma missão realizada com muito êxito caracteriza o trabalho dos rondonistas da URI – Câmpus de Frederico Westphalen na Operação Catopê, desenvolvida no município de Mato Verde – MG.

 


Oficinas de saúde, comunicação, empreendedorismo, meio ambiente e muitas outras foram realizadas durante as duas semanas em que as professoras Loren Aita Riss (Psicologia – coordenadora dos rondonistas da URI), Lucimery Dal Medico (Arquitetura e Urbanismo – coordenadora adjunta) e os acadêmicos Iara Fatima Durante (Psicologia), Luzia Bruna da Rocha (Psicologia), Jaqueline Fatima Ambrosio (Ciências Biológicas), William de Bona (Tec. em Agronegócio), Mônica Umbelina Albarello (Tec. em Agronegócio), Gilberto Vendruscolo (Administração) e Aline Lopes Casali (Administração) estiveram na comunidade realizando a operação do Projeto Rondon.
 

   

 

De acordo com a professora Loren, durante toda a operação a ideia foi transmitir conhecimento, mas também aprender com a população local, proporcionando também à comunidade formas de cultivarem as práticas do projeto, ou seja, estratégias para que haja continuidade nos trabalhos iniciados pela equipe da Universidade.

 



“O projeto, enquanto ação extensionista da URI, proporcionou aos acadêmicos o exercício da cidadania, a possibilidade de conviver em grupo, lidar com as diferenças, dividir trabalho e somar em ações em benefício do município que nos acolheu com tanto  carinho e sorriso estampado no rosto. Além disso, o projeto proporcionou o autoconhecimento de cada aluno envolvido e com isso mudanças ocorreram em cada participante de uma forma diferente”, destacou a professora Loren.



Veja os relatos de alguns dos rondonistas da Operação Catopê:



“Saber que a URI – FW está sendo muito bem reconhecida no Projeto Rondon pelas práticas que executa nas operações nos deixa orgulhosos pelo conhecimento que formamos enquanto professores e a Universidade por ser referência de qualidade no Ensino e Extensão. Muito trabalho realizado poucas horas de sono, muito calor, clima seco e de modo algum esses aspectos interferiam nas oficinas e sim se tornaram energia pulsante na vontade de fazer o bem e o melhor em prol da comunidade. Cada novo dia era uma nova história que começava a ser delineada”. – Professora Loren Aita Riss.


“Traduzir o Projeto Rondon em algumas palavras é falar em amor, humildade e coraçã

Confira as imagens: