Edição do Novos Olhares tem incrições abertas até 05 de agosto

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
19/07/2018

A 10ª edição do projeto de extensão Novos Olhares, busca ampliar os espaços de debate sobre um tema de relevância ímpar no contexto brasileiro da segunda década do século XXI: as formas de resistência.

Entende-se como resistência ações, estratégias, projetos, reflexões e políticas que visam não só a compreender o contexto social, econômico, educacional e cultural que deflagram um modelo segregador, excludente e autoritário de desenvolvimento, mas também a contestá-lo, objetivando a transformação social que viabilize uma sociedade mais justa, igualitária e humana.


Entre os objetivos do evento, estão a integração do Programa de Pós-Graduação em Letras da URI com outros programas nacionais e internacionais, na área das Letras, e com a Educação Básica, na dinâmica de uma universidade que pretende ser crítica e transformadora da realidade em que está inserida.


A proposta se justifica por realizar a integração interna entre o Programa de Pós-Graduação em Letras da URI, a Graduação em Letras dessa universidade, através de seus corpos discente e docente, e das escolas da região, e por, ao realizar a fundamental atividade universitária da extensão, tem como escopo um plano de atuação solidária junto às comunidades abarcadas pelas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Além do mais, o evento possui uma dimensão social atrelada à missão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, que está empenhada na formação qualificada de profissionais aptos a contribuírem ao desenvolvimento regional, consoante o disposto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

O evento, organizado numa perspectiva interdisciplinar que envolve as áreas de Letras – Literatura e Linguística, Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais, proporciona reflexões atuais e críticas sobre as linguagens de resistência.

 

 

Objetivos:

 

§    Discutir conceitos de resistência numa perspectiva teórica e suas formas de disseminação em espaços diversos, como os educacionais, profissionais e comunicacionais.

 

§    Oportunizar cursos de formação continuada a profissionais e estudantes da área de Letras, Comunicação Social, Direito, Pedagogia, Filosofia, História e Pedagogia, buscando fornecer-lhes subsídios teórico-práticos para qualificação de práticas de leitura que estimulem o desenvolvimento de competência de leitura em contextos digitais;

 

§    Integrar o Programa de Pós-Graduação em Letras da URI com outros programas nacionais e internacionais, na área das Letras, e com a Educação Básica e Superior, na dinâmica de uma universidade que pretende ser crítica e transformadora da realidade em q

Confira as imagens: