Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Educação do Campo em alternância foi tema no Fórum Nacional da UNDIME

O 15º Fórum Nacional da UNDIME – União Nacionais de Dirigentes Municipais de Educação, realizado na Mata São João – Bahia, contou com debate sobre Educação do Campo.
O tema, que tem conquistado um espaço no quadro nacional, foi ministrado pelo professor da URI - FW Luis Pedro Hillesheim que coordena o Curso superior de Tecnologia em Agropecuária da Universidade e esteve no evento também na condição de Membro da CONEC – Comissão nacional de educação do Campo, representante da Rede CEFFA – Centros Familiares de Formação por Alternância do Brasil (CFR, EFAS, PROJOVEM, PRONERA entre outros), que congrega os projetos de educação do Campo em Alternância no Brasil. O professor da URI discorreu sobre o tema durante um painel voltado para os Dirigentes de Educação.
A palestra apresentou desafios quanto a concepção de educação do campo, princípios e fundamentos da educação do campo e por fim a experiências dos CEFFA no Brasil, especificamente a Pedagogia da alternância como Pedagogia do interesse, das coisas concretas da educação. Apresentou a formação de jovens e adultos das Casas Familiares Rurais e a iniciativa inédita da Alternância no Ensino superior que a URI tem em parceria com INCRA/SRA/MDR – Pronera para beneficiários do crédito fundiário.
“A Educação do Campo através da Alternância é uma conquista social no Brasil, dos agricultores, das instituições que acreditam no campo com gente”, destacou o professor Luis Pedro.