Educação Física: como se manter ativo ou iniciar uma atividade durante as férias

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
17/01/2024

Durante o período de férias, a principal dificuldade para se manter ativo ou iniciar uma atividade física é a falta de orientação profissional. Muitas vezes, o praticante fará seu exercício a partir de suas experiências anteriores, ou a partir do que ele viu na mídia, o que muitas vezes pode estar incorreto e sendo ensinado por pessoas não qualificadas.


Perguntas básicas como “qual atividade?”, “onde?”, “quanto?”, “quão intenso?”, devem ser

respondidas antes do início do ‘Projeto Férias’. Por isso, o curso de Educação Física da URI/FW selecionou algumas orientações básicas que irão ajudar no início de uma atividade física que não agrida seu corpo.


Qual atividade e onde? Prefira atividades ao ar livre contemplando a natureza, como caminhadas e corridas, ciclismo, natação, esportes recreacionais e não competitivos. Para quem já é praticante, o indicado é realizar uma atividade diferente do que faz durante o ano, e para quem está querendo começar, a ideia é fazer o que mais chama a atenção e trocar caso não goste.


Quanto? Se já é praticante, a ideia é fazer o que já está acostumado de esforço e não se

desafiar, afinal, é período de férias. Se não é praticante, o correto é um início leve com progressão ao longo das semanas. Por exemplo, inicie com uma caminhada estilo passeio por 20 minutos e, ao longo das semanas, aumente para 30 ou 40 minutos. Tente não fazer diariamente, afinal, seu corpo não vai recuperar o ano inteiro em 30 dias.


Quão intenso? A mesma dica de antes serve para os praticantes: faça o que está acostumado. Para os iniciantes, comece leve, algo que você possa fazer conversando com seu companheiro sem ficar ofegante. Ao longo das semanas, aperte o ritmo sem exagerar. Lembre: o corpo não entra em forma em 15 dias. Isso é apenas o start para um ano ativo.


Outras dicas importantes:

  1. Escolha um horário em que o sol não esteja muito quente
  2. Use roupas adequadas para o que será feito e para o ambiente
  3. Use calçado adequado para o que pretende realizar
  4. Se hidrate a todo o momento, não espere para o final da atividade
  5. Não realize a sua atividade em jejum


Para mais dicas e explicações sobre atividades físicas, o curso de Educação Física está à disposição para ajudar.