Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Educação Física propõe Inovações na Atuação Profissional

Inovações na Atuação Profissional foi o tema da 7ª edição da Semana Acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura. O evento realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, envolveu áreas de recreação como instrumento pedagógico, gestão e ginástica de academias, esportes de aventura e orientação esportiva.
O professor Darci Orso, especialista em Psicomotricidade, em Futebol e Natação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Stress e Lazer pela Universidade de Leon, na Espanha, ministrou oficinas sobre a Recreação como um instrumento pedagógico para elevar a autoestima - resgatando o prazer de brincar, para acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia.
Durante as atividades, ele incentivou os estudantes a praticarem brincadeiras simples que podem ser propostas para públicos de diferentes faixas etárias.
Segundo ele, é preciso trazer o aluno para a aula e que ela seja prazerosa.
“Não pode excluir. É muito difícil. Não. Tem que ser prazeroso, e por isso é preciso trabalhar a autoestima do aluno. Talvez para nós, jogar uma bola e fazer um gol, não seja nada. Mas para uma criança esse feito é uma conquista. Então é importante trabalhar a autoestima, auxiliar ao aluno nas dificuldades. Fazê-lo gostar da atividade. Se ele gosta da parte lúdica, ele vai gostar da escola. Vai gostar de estudar. Não querer deixar de ir para a escola”, explica o professor.
Além de Orso, também ministraram oficinas o Educador Físico Diego Garcia Vassoler, sobre Gestão técnica de academias e Ginástica de academia, como abordagem teórico prática. E ainda Uberti Messina, falou sobre esportes de aventura – Possibilidades de intervenção e normas técnicas e Orientação esportiva – teoria e prática.