Educação,Cultura e Política do Haiti debatidos no Chimarrão Filosófico

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
03/05/2016

O programa de Extensão em Educação, "Chimarrão Filosófico", organizado pelo Mestrado em Educação, realizou o II encontro no dia 27 de abril na biblioteca central da URI.


O tema “Educação Cultura e Política no contexto da América Latina e Caribe: Pensando o Haiti", foi proferido pelo professor Renel Prospere, de nacionalidade Haitiana e com conhecimento sobre a educação na América Latina e Caribe.


O professor Renel é pós doutorando em Educação pelo mestrado em Educação da URI, sob a supervisão do professor Dr. Arnaldo Nogaro, desenvolvendo a pesquisa: Um estudo comparativo da gênese e evolução do processo histórico educacional Brasil – Haiti. Ele falou sobre o tema aos mais de 50 acadêmicos de vários cursos que participaram desta edição do evento.


Para a professora do mestrado em Educação, Cláudia Battestin, o Chimarrão Filosófico, “busca incentivar e contribuir na formação da opinião crítica e na análise reflexiva sobre a realidade local, global e principalmente histórica e filosófica”.


Elisângela Bertolotti, acadêmica de Letras e uma das participantes do evento, disse que “o encontro possibilitou discussões sobre a educação, a cultura e as diversas línguas, temas que para nós, acadêmicos de Letras, contribui para uma formação interdisciplinar. O palestrante nos proporcionou um intercâmbio cultural, entre o Brasil e o Haiti. Aprendemos muito acerca da cultura e das línguas. Agradecemos ao Mestrado em Educação pela oportunidade”.


O professor e aluno do Dinter em Educação da UNISINOS, Clenio Mazzonetto complementa afirmando que, “foi um momento que me fez aprofundar a reflexão sobre América Latina e Caribe, países que possuem muitos avanços e retrocessos semelhantes são países que foram colonizados e explorados pelos europeus. O encontro me fez refletir como nós brasileiros ainda continuamos de “costas” para América Latina e Caribe apesar de possuirmos muitas mazelas em comum. Também destaco a importância da presença do Prof. Drº Renel, que através de sua fala, nos trouxe elementos da cultura, educação, economia Haitiana que os livros de História ou a mídia nos mostram meias verdades”.


O próximo chimarrão filosófico será realizado no mês de maio.

Confira as imagens: