Egressa do Mestrado em Educação realiza intercâmbio na Inglaterra

A intercambista é professora de Língua Portuguesa em uma escola no município de Nova Mutum, Estado de Mato Grosso

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
24/10/2024

A egressa do Mestrado em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Tereza Bins de Assis, está na Inglaterra para um intercâmbio de estudos e imersão cultural. 


Tereza, que defendeu a sua dissertação no mês de julho deste ano, com o tema focado em “formação de leitores”, atua como professora de Língua Portuguesa em uma escola no município de Nova Mutum, Estado de Mato Grosso, e foi selecionada para o intercâmbio em razão dos resultados positivos obtidos pela instituição de ensino onde atua. 


Em agosto de 2024, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram um salto de 14 posições do Ensino Médio da Rede Estadual no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. O Estado avançou da 22ª posição em 2019, com nota 3,4, para o 8º lugar em 2023, com nota 4,2. 


Juntamente com 14 estudantes e duas monitoras do Programa Mais Inglês, Tereza ficará por 21 dias em Londres para estudar a Língua Inglesa com professores nativos e realizar passeios culturais pela região.


– Foi um prêmio muito comemorado pela escola e por mim, que sou professora da educação básica há mais de 26 anos, participando ativamente de muitas ações para a melhoria do ensino dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O mestrado, que realizei na URI, foi de grande importância para potencializar o trabalho em sala de aula e aprimorar ainda mais as didáticas, o que, sem dúvidas, contribuiu para a melhora dos indicadores – destaca a egressa.


Ainda de acordo com Tereza, desde 2022 está em execução um pacote de ações para a melhoria na educação de MT, ações estas voltadas para o desenvolvimento da tecnologia, leitura, escrita e educação financeira. 


Sobre a experiência

Durante a estadia naquele país, os selecionados são acolhidos na casa de famílias inglesas que recebem os estudantes em duplas, oferecendo as principais refeições e dando as orientações necessárias para o acesso à escola de língua inglesa. Todas as despesas da viagem são custeadas pelo governo de MT, por meio da empresa One Operadora, do Rio Grande do Sul.


– A escola recebe os alunos e professores intercambistas com um bom acolhimento, promove orientações e passeios para uma boa imersão dos estudantes e a cultura local – frisa Tereza.


A escola conta com estudantes de diversos países do mundo, como Tailândia, China, Arábia Saudita, Colômbia, Espanha, Suécia e Brasil.