Egressa do Mestrado em Letras lança livro

URI FW
Imagem Notícia

Assessoira de Comunicação URI/FW com apoio do Prof.ª Luana Teixeira Porto
09/03/2017

O mundo acadêmico da área de Letras, com suas pesquisas, indagações e proposições, pode contribuir para melhoria e transformação de contextos educacionais especialmente quando se consideram índices de avaliação do desempenho escolar no Brasil, muito abaixo do ideal em quesitos fundamentais, como a leitura e a escrita.



O Mestrado em Letras, através da linha de pesquisa “Leitura, linguagens e ensino”, tem proposto investigações sobre processos que envolvem a leitura e a literatura no contexto da educação básica do século XXI e, nessa perspectiva, Ana Lucia Guterra desenvolveu a dissertação, objetivando apresentar uma reflexão sobre o ensino de leitura de literatura por meio de abordagem temática, elegendo a violência como eixo norteador de suas proposições de leitura para o Ensino Médio.


Para a pesquisadora, atividades de leitura que envolvam a temática da violência presente em textos literários e não literários podem ser propulsoras para uma “possível humanização do educando por meio da reflexão sobre os textos”. A pesquisa de Guterra, orientada pela Professora Luana Teixeira Porto e defendida em 2015, foi a primeira dissertação concluída na linha de pesquisa “Leitura, linguagens e ensino” e recebeu da banca examinadora indicação para publicação em livro.



O livro Literatura, violência e vida social na sala de aula: práticas e reflexões foi preparado no ano passado e será primeiramente lançado na universidade no dia 15 de março, às 18h30, no hall da Biblioteca Central do câmpus. As atividades são abertas à comunidade, especialmente a professores da área de linguagens.
 

Confira as imagens: