Egressas da URI compartilham vivências na Educação Infantil

A atividade integrou a unidade curricular de Campos de Experiência II, ministrada pela professora doutora Juliane Cláudia Piovesan

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
03/06/2026

O 5º semestre do Curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu, no dia 2 de junho, um seminário com professoras da rede pública e privada, com o objetivo de compartilhar experiências da Educação Infantil.

 

A atividade integrou a unidade curricular de Campos de Experiência II, ministrada pela professora doutora Juliane Cláudia Piovesan. Participaram do encontro três professoras egressas do Curso de Pedagogia da URI/FW: Alessandra Maschio Minuzzi; Cleonice Maria da Silva Correa, e Marta Zanatta Piaia, as quais compartilharam suas histórias, suas práticas, experiências e vivências da Educação Infantil.

 

Durante o encontro, Cleonice compartilhou sua trajetória ao ingressar na escola do campo, destacando o desafio de sair de uma atuação de mais de duas décadas na creche para assumir uma turma multisseriada, em pleno período de pandemia. Segundo ela, o receio inicial deu lugar à construção de uma prática comprometida com a qualidade do ensino, mesmo diante da necessidade de elaborar planejamentos distintos para diferentes faixas etárias. “O tema da aula é o mesmo, o que modifica é a intensidade das atividades”, explicou. A docente enfatizou ainda a importância do lúdico no processo de aprendizagem: “As crianças aprendem brincando”.

 

Na sequência, a convidada Marta trouxe reflexões sobre as mudanças no comportamento das crianças ao longo do tempo. Conforme ela, fatores como o acesso ampliado a estímulos fora do ambiente escolar e a rotina familiar têm impactado aspectos como foco e afetividade. A professora Alessandra contribuiu com a discussão ao abordar a necessidade de gratificação imediata nas crianças, relacionando esse comportamento ao uso intensivo de tecnologias. Em contraponto, Cleonice destacou que, no contexto do campo, as crianças tendem a vivenciar mais experiências ao ar livre, com menor exposição às telas.

 

Aprofundando o debate, Alessandra apresentou reflexões sobre o desenvolvimento infantil na pré-escola, apoiando-se em referenciais teóricos como Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky. Ressaltou a importância de compreender as etapas do desenvolvimento e destacou que a aprendizagem vai além das atividades formais, estando integrada à rotina. De acordo com ela, promover autonomia e atribuir pequenas responsabilidades às crianças são elementos essenciais para sua formação integral. “A criança da pré-escola é um ser ativo, social e pensante”, afirmou, ao compartilhar práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.

 

Encerrando o encontro, a docente Marta compartilhou sua trajetória pessoal e profissional, marcada por desafios e superações. Relatou sua experiência inicial em escola do campo, onde assumia múltiplas funções, evidenciando o papel fundamental da docência na comunidade. Sua fala reforçou a importância da persistência na formação e na construção da carreira docente.

 

- O seminário nos proporcionou um momento enriquecedor, os relatos de experiências das professoras em diferentes locais de atuação trouxeram-nos uma visão de tudo aquilo que poderemos encontrar pelo caminho da docência. O amor e carinho com que falavam de suas práticas nos remeteram ao encantamento de proporcionar às crianças momentos de protagonismo, vivência e construção de aprendizagens significativas e marcantes – enfatizou a aluna do Curso de Pedagogia. Denise Costa Rodrigues Alves.

 

Elisiane De Ben Casarin, também acadêmica do Curso de Pedagogia, enalteceu que as docentes trouxeram suas experiências no contexto da educação, principalmente imersas no cenário da educação infantil, na pré-escola. “Suas contribuições nos fazem olhar para as mudanças que sucedem as infâncias ao longo dos anos, ao encontrar desafios no atual contexto educacional devido ao uso excessivo de telas e a falta de acompanhamento de algumas famílias em conjunto com a escola. Foi importante as experiências compartilhadas pelas convidadas para que assim, enquanto futuras professoras, possamos nos constituir de conhecimento que farão diferença em nossa atuação pedagógica”, justificou Elisiane.

 

Ainda Édina de Sordi, estudante do curso, relatou que foi uma noite maravilhosa. “Senti-me em uma máquina do tempo da educação. Que grande prazer poder ouvir pedagogas de circunstâncias tão distintas da minha, mas ao mesmo tempo, tão reais. Com certeza, esse momento contribuiu significativamente para minha formação acadêmica e agregou história e conhecimento. Excelente oportunidade essa que desenvolvemos juntamente com a professora Juliane. Tenho orgulho das minhas colegas por todo o empenho na preparação e ainda mais admiração pelas profissionais dessa área linda e necessária”, frisou Édina.

 

O seminário reafirmou a importância de espaços formativos que promovam o diálogo entre a universidade e a escola, aproximando teoria e prática. “A partilha de experiências evidenciou os desafios e as possibilidades da docência na Educação Infantil, ao mesmo tempo em que fortaleceu o compromisso com uma prática pedagógica sensível, ética e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças. A atividade consolidou-se como um momento significativo de aprendizagem, reflexão e inspiração para a formação dos futuros pedagogos”, finalizou a professora Juliane.

Confira as imagens: