Egressas do Mestrado em Letras aprovadas para doutorado

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
04/01/2017

Em 10 anos de atuação, o Programa de Mestrado em Letras da URI/FW tem consolidado ações e a formação que oferece a os alunos através das atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Prova disso, é a aprovação dos egressos para a continuidade de formação acadêmica em Programas de Doutorado de diferentes instituições, que tem se mostrado um resultado constante e mostra o quanto o curso está preparado para formar com qualidade, preparando-os para novos desafios profissionais.


Para ingresso no primeiro semestre de 2017, cinco egressas do Mestrado em Letras foram aprovadas para cursar doutorado em duas Universidades: uma federal e uma comunitária. Duas instituições tradicionais com linhas de pesquisa voltadas a estudos literários e linguísticos.


A egressa Laísa Bisol, que concluiu o Mestrado em Letras da URI em 2014, foi aprovada para o Doutorado em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assim como Vanderleia de Andrade Haiski, que concluiu o curso em 2013. As mestres participaram de um processo seletivo disputado para o curso que tem Conceito 5 da CAPES. Foram avaliadas por prova escrita, defenderam produção intelectual e acadêmica e proposta de pesquisa e disputaram vaga entre os 20 candidatos para a linha de pesquisa “Literatura, Comparatismo e Crítica Social”.


Já as egressas Bibiane Trevisol, que concluiu o Mestrado em 2016, Carlete Thomé, que se tornou mestre em 2014, e Ana Lúcia Guterra Rodrigues, formada em 2015, também foram agraciadas com a nova conquista para continuidade na formação acadêmica no Curso de Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).


Dos oito candidatos aprovados nesse processo, três são egressos do Mestrado em Letras da URI/FW. As ex-alunas também participaram de várias etapas para conquistar as vagas: prova dissertativa, avaliação do histórico escolar da Graduação e do Mestrado e do currículo do candidato e realização de uma entrevista individual com apresentação do projeto.


O êxito de nossas egressas traz-nos ao mesmo tempo a felicidade pelo sucesso delas na continuidade de suas vidas acadêmicas e o desafio de continuarmos e ampliarmos esse processo vitorioso de formação que ofertamos aqui em nossa URI”, observa a professora Ana Paula Porto.


 “Esses resultados motivadores são também fruto do trabalho que os professores realizam com aulas bem preparadas, orientações presenciais e on line atentas e cuidadosas, exigência na formação do aluno e na qualidade dos trabalhos que se desenvolvem, além de algo que é singular: orientar e acompanhar os egressos para desafios após vida acadêmica em nosso curso”, complementa a professora.
 

Confira as imagens: