Egressas do Mestrado em Letras conquistam vaga em doutorado

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
21/12/2015

Duas egressas do curso de Mestrado em Letras da URI - FW conquistaram neste mês vaga para iniciar o Doutorado e, assim, dar continuidade à sua formação acadêmica. Larissa Bortoluzzi Rigo, que concluiu o Mestrado em Letras em 2013, participou do processo seletivo para o Doutorado em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e foi aprovada para desenvolver sua tese na linha de pesquisa “Práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e na comunicação das organizações”.

 

Segundo a egressa, “Ser aprovada em um processo seletivo que empreende o nível de doutoramento implica algumas relações. Dentre elas, posso citar o Mestrado em Letras - Literatura Comparada, da URI, que me possibilitou a aproximação da minha formação primeira - a comunicação - com a área das letras/literatura. O processo pedagógico que envolve todo o campo de formação neste Mestrado possibilita aos alunos crescimento em pesquisa, reflexões em torno de distintas áreas e sobretudo, aperfeiçoamento para a vida profissional. Estar em contato com diversas áreas do conhecimento promove a orientação certeira em busca da qualificação. Agradeço as professoras deste Programa, pois, mesmo tendo defendido minha dissertação em 2013, continuamos mantendo contato e, sobretudo, contei com o apoio delas para pesquisas, e para este processo de seleção. O Mestrado da URI se preocupa em formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, mas também, e, acima de tudo, com o processo que envolve a humanização, priorizando as relações e o crescimento profissional e pessoal."

 

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli, que concluiu o Mestrado em Letras em 2015, conquistou uma das vagas do Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo e, a partir de 2016, dará sequência a seus estudos ao desenvolver tese na linha de pesquisa “Constituição e interpretação do texto e do discurso”. Para ela, ter vivenciado o Mestrado em Letras na URI foi fundamental para a aprovação no processo seletivo da UPG: “Agradeço de coração as dicas e ajuda nas aulas do mestrado, com certeza, amadureci muito como pesquisadora e como pessoa durante os anos que estive com vocês. É um prazer compartilhar minha conquista com outras pessoas, mas, principalmente, destacar a importância do Mestrado em Letras da URI em minha vida.”

 

Seguir realizando pesquisas sempre é uma orientação do Colegiado em Letras durante e após o curso, e o resultado das duas egressas mostra o quanto o empenho do curso tem proporcionado resultados profícuos para o desenvolvimento dos Mestres formados pelo Programa de Pós-graduação e para inserção e visibilidade do Mestrado em Letras em outros contextos investigativos. Para a coordenadora do Mestrado em Letras, Professora Maria Thereza Veloso, “A aprovação de nossas ex-alunas Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli e Larissa Rigo na seleção para o Doutorado, respectivamente na Universidade de Passo Fundo e na Pontifícia Universidade Católica/RS, é uma  excelente notícia!   Podemos considerá-la, com justiça,