Egresso da URI/FW é coroado Profissional do Ano do Agronegócio na Expointer
Cleber Zortea, que cursou Tecnologia em Agropecuária, recebeu a maior honraria do Troféu Senar O Sul, em cerimônia com a presença do governador Eduardo Leite

A celebração e reconhecimento do agronegócio do Rio Grande do Sul durante a 20ª edição do Troféu Senar O Sul aconteceu no dia 31 de agosto. O evento, realizado na 48ª Expointer em Esteio, é promovido pelo jornal O Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e tem como objetivo honrar as lideranças e instituições que mais contribuíram para o desenvolvimento do setor no Estado. A cerimônia contou com a presença do governador gaúcho Eduardo Leite.
Dentre quase dois mil profissionais avaliados, o grande vencedor da noite, levando para casa o título de “Profissional do Ano”, foi Cleber Renato Zortea, egresso do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. O prêmio é considerado a mais alta distinção da noite e avalia critérios como conhecimento, postura, impacto positivo nas propriedades rurais, alcance do trabalho e a contribuição para a sustentabilidade financeira, social e ambiental das famílias atendidas.
Emocionado, Zortea comparou a conquista a "ganhar uma Copa do Mundo". Ele destacou a importância do reconhecimento após anos de dedicação. "São muitos profissionais bons, muitos mesmo. Receber esse troféu é a confirmação de que estamos no caminho certo, é um reconhecimento por toda a dedicação. Quem está na estrada sabe o sacrifício de estar longe da família, então isso vem como uma compensação por tudo", declarou.
URI: A base da conquista
Ao agradecer, Cleber Zortea foi enfático ao atribuir parte significativa de seu sucesso à formação acadêmica recebida na URI/FW. "A conquista desse troféu tem boa participação da formação que eu tive na URI. Os professores não só levavam conhecimento, mas estimulavam em nós a capacidade de desenvolver o empreendedorismo e de construir conhecimento a partir daquilo que nós já tínhamos. Trabalhavam o diagnóstico, a ter um olhar diferenciado. A URI nos preparou para desempenhar um bom trabalho, tanto na propriedade quanto fora e, com certeza, faz parte dessa conquista, frisou.
Trajetória de destaque
Zortea atua como instrutor do Senar desde 2014, somando mais de seis mil horas de capacitação e consultoria. Também é consultor do Sebrae, onde ultrapassa oito mil horas de atuação e, notavelmente, desenvolveu as metodologias oficiais de consultoria da instituição para as áreas de piscicultura, olericultura e fruticultura. Além disso, faz consultoria, prestando serviços particulares e recentemente lançou um curso on-line completo sobre produção de hortaliças. Seu trabalho já extrapolou as fronteiras nacionais, com projetos realizados inclusive em Moçambique.
Outros agraciados
O Troféu Senar O Sul homenageou personalidades em diversas categorias. Confira os premiados:
· Agroindústria Familiar Rural: Laticínio Reginato
· Jovem Produtor Rural: Mariana Cherubini
· Pecuarista: Saimon de Cezaro, de Palmitinho.
· Produtor de Grãos: Rafael de Campos Pereira
· Parceiro Agro: Syngenta (Presidente Carlos Henstschke)
· Destaque Especial Gaúcho: Alexandre Velho
· Personalidade em Economia: Antônio da Luz
· Rio Grande Seguros: César Saut
· Vice-Presidente da CNA e Presidente da Farsul: Gedeão Pereira
· Fundador da Rede Pampa: Otavio Gradet
· Liderança Gaúcha: Leonardo Lamachia (Presidente da OAB/RS)
· Destaque Político: Edivilson Brum (Secretário da Agricultura - Seapi)
· Personalidade Gaúcha: Alberto Delgado Neto (Presidente do TJ/RS)
· Medalha Assis Brasil e Destaque Especial Nacional: João Martins (Presidente da CNA)
A premiação reforça o papel fundamental de profissionais como Cleber Zortea e das instituições de ensino, como a URI, que os formam, para a contínua evolução e excelência do agronegócio gaúcho.