Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Egresso relata experiências com comercialização de hortaliças
O relato de vivências é uma das formas de construção do conhecimento mais utilizadas no curso de Superior de Tecnologia em Agropecuária - PRONERA.
Uma das atividades realizadas neste formato foi no dia 05 de maio, quando o egresso do curso, Tecnólogo Cleber Zortea participou da aula da turma na disciplina de Olericultura, que trata inteiramente da produção de horticultura, que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos.
Cleber tem experiência na área de Consultoria Agronômica, e trabalha em toda a região na assistência técnica a produtores de base familiar.
O egresso falou sobre a venda de hortaliças no mercado e sobre o perfil dos consumidores. Ele explicou a grande procura pelos produtos no comércio. Destacou a relação entre a procura e a demanda, e ainda as épocas do ano mais propicias à produção, enfatizando que o agricultor deve sempre conhecer os fatores climáticos e a demanda que pode fornecer para a comercialização.
Cleber ainda explicou que "para o início da produção de hortaliças há algumas dificuldades e responsabilidades, tendo em vista que não são muitas as agropecuárias especializadas em assistência e venda de produtos que sejam necessários para o início da produção".
Ressaltou que há uma grande procura por sementes que se adaptem a campo aberto, devido aos altos investimentos iniciais na construção de estufas e ambientes propícios a produção e talvez fabricação das próprias mudas.
Ainda segundo Cleber, "o produtor que trabalha com hortaliças deve salientar ao consumidor que o produto oferecido é de qualidade e saudável para o consumo, agregando assim valor e estimulando a produção local".