Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Em comemoração ao Dia do Surdo acadêmicos têm vivência diferenciada

Nesta segunda-feira, 26 de setembro é comemorado o Dia do Surdo. Para lembrar a data e a importância da comunicação através da linguagem de sinais, a professora Vanice Hermel, responsável pela disciplina de Libras no curso de Pedagogia da URI/FW realizou uma atividade diferente.
Ela convidou a técnica-administrativa do setor Financeiro da Universidade e egressa do curso de Ciências Contábeis Patrícia Dallabrida para ministrar duas aulas nos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia.
Durante as aulas, os acadêmicos conheceram a trajetória estudantil e profissional de Patrícia que contou, através da linguagem de sinais, sobre o processo inclusivo que vivenciou.
Durante o encontro, os estudantes também usaram a língua de sinais para interagir com a palestrante. A professora Vanice conta que “para os alunos foi uma experiência incrível manter contato com uma pessoa que tem a Libras como sua língua. Todos foram motivados a tentar se comunicar, o que auxiliou para verificar seus níveis de aprendizagem através desta nova possibilidade de comunicação”.
Os alunos do curso de Pedagogia participaram da aula usando roupas azuis. Demonstrando o engajamento também com a luta dos surdos e deixando em evidência o Setembro Azul.
A URI/FW, através da colega Patrícia, parabeniza toda a comunidade surda que enfrenta diariamente barreiras comunicacionais, mas não deixa de ir atrás dos sonhos e de ocupar o espaço social que lhe é merecido!