Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Empreendedorismo Coletivo
O associativismo é uma perspectiva democrática, um agir coletivo, segundo os princípios da ação social baseada nas experiências concretas e vivencias sociais de cada individuo. No âmbito empresarial estão as organizações do processo produtivo, na busca por estratégias e mecanismos para a realização das ações e a forma de execução destas.
Diante do movimento de internacionalização da economia que apresenta profundas mudanças tecnológicas nos processos produtivos e comerciais, nas estruturas de mercado e na organização social, as pequenas e médias empresas tiveram que adotar novas estratégias, entre elas, a reorganização dos fatores produtivos e dos modos de gestão empresarial, exigências que levam as organizações a buscar novas prática associativa, que troca o individualismo pelo coletivo. Esta nova organização que tem objetivos comuns numa mesma área de atuação, a partir de um projeto, de um sonho coletivo, surgiu a rede de indústria têxtil e confecção, soma-se a esta caminhada o poder publico, entidades não governamentais, universidades e o Programa Redes de Cooperação, representado pela URI campus de Frederico Westphalen. O programa Redes de Cooperação é desenvolvido através de uma parceria estabelecida entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e a Secretaria da Economia Solidária de apoio à Micro e Pequena Empresa – SESAMPE.
A rede de indústria têxtil e confecção como esta sendo chamada temporariamente até que ganhe forma e registro, surgiu da mobilização coletiva a partir das necessidades elencadas junto ao setor, e, por diversos órgãos e entidades de classes empresarias. Segundo depoimento dos empresários que estão buscando esta nova estratégia de mercado acrescenta-se: “a busca da associação de empresas torna-se necessária para que haja reconhecimento do potencial das industrias da nossa região e a criação das condições igualitárias do pequeno ao grande”.
A rede de indústria têxtil e confecção contam com 22 empresas do município de Frederico Westphalen, e pretende futuramente ser estendido no âmbito regional, o primeiro encontro aconteceu dia 07, na sala 09 da ACI e contou com a presença de empresários, do secretário da indústria e comercio e turismo senhor Sidnei Barbieri, secretaria municipal da assistência social e habitação senhora Daniela Chiarello e o consultor do Programa Redes de Cooperação, Rui Pereira, e, tem como principal desafio a instalação de uma escola de treinamento e qualificação de mão de ob