Encerrado 1º módulo do curso de Libras

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
27/11/2017

O primeiro módulo do curso de Libras foi encerrado no dia 25. A turma que teve acesso aos ensinamentos básicos começou as atividades no dia 28 de outubro.


A instrutora de trânsito Edivane de Oliveira é uma das alunas. O interesse pelo curso surgiu pela oportunidade de aprender, já que quando estagiou em uma escola na região metropolitana, via a atuação das intérpretes junto aos alunos.


“A empresa onde trabalho me incentivou a fazer a curso. O que será bom para todos, porque o Detran exige que os centro de formação de condutores tenham pelo menos um instrutor habilitado em libras”, contou Edivane.


Já a pequena Érica Silva, de 9 anos está cursando para aprender a se comunicar através da linguagem dos sinais. A avó da menina, Dona Ana Cláudia da Silva, conta que a neta tem perda de audição. Os sintomas surgiram aos 5 anos e desde então ela já perdeu cerca de 80% da capacidade auditiva. A Érica fala, mas Dona Ana conta que já está difícil compreender. Por isso, a família decidiu matricular a menina no curso.


“Fazendo a aula de Libras, ela pode se ajudar e ajudar os outros a se comunicar com ela. E o curso é maravilhoso. Todos deveriam fazer. Mesmo que não fosse por necessidade. Antigamente, quando nascia uma criança surda, a família a deixava dentro de casa. Hoje não, temos que mostrar o mundo para ela. Tem que ensinar que eles podem”, afirma ela confirmando a presença da neta no segundo módulo.


Na última aula realizada no dia 25, o grupo de alunas participou de uma atividade prática em que cantaram e interpretaram em libras uma canção natalina.


O segundo módulo do curso, deverá ser realizado em janeiro. O curso de Libras da URI/FW é ministrado pelas professoras Vanice Hermel,  Helen Cristine Milani e Patrícia do Prado Dallabrida.
 

Confira as imagens: