Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Encontro com os autores: conhecimento e cultura na URI
A URI – Câmpus de Frederico Westphalen foi palco de uma grande reunião de conhecimento e cultura, realizada nesta quinta-feira, 03, na Biblioteca Central. Tratou-se do Encontro com os Autores do Mestrado em Educação e Inauguração do acervo Raimundo Batista de Moura.
Os diretores da URI – Silvia Regina Canan, Elisabete Cerutti e Clovis Quados Hempel –, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Edite Maria Sudbrack, recepcionaram os participantes, que foram brindados com atrações musicais e poéticas envolvendo as culturas brasileira, latino-americana e haitiana.
O evento iniciou com a inauguração do acervo Raimundo Batista de Moura, cujas obras foram doadas pelo diretor da Editora CRV, Railson Moura, que possuía o anseio de doar os livros para uma instituição com princípios éticos e valores humanizadores em sua trajetória. A professora Maria de Lourdes Pinto de Almeida, que também faz parte do PPGEDU da URI, identificou esse perfil na Instituição e intermediou a doação, representando Railson no ato de inauguração, juntamente com a Bibliotecária Gabriela Oliveira Vieira e a diretora Silvia Regina Canan.
A professora responsável pela organização do evento, Claudia Battestin Dupont, destacou que as obras abrangem várias áreas das ciências humanas, podendo contribuir para ampliar além do conhecimento, o referencial teórico das pesquisas realizadas pelos cursos de graduação, lato e stricto sensu. “Os livros publicados pela editora CRV são altamente qualificados pelo fato de passarem por uma avaliação editorial e científica com competência, dando maior seriedade e segurança para a realizar investigações e leituras”, afirmou.
O Encontro também foi uma oportunidade para que professores, estudantes e egressos do Mestrado em Educação, apresentassem os livros oriundos de seus estudos e que hoje servem de referencia para os demais pesquisadores. A coordenadora do Mestrado, professora Edite, afirmou que com este iniciativa o Programa cumpre a sua função de produzir conhecimento mas também possibilitar o acesso a toda a sociedade, através deste evento aberto ao público, que deverá se tornar uma prática anual.
Ainda sobre este aspecto, a professora Claudia Battestin afirmou: “o encontro evidenciou a necessidade e a importância de socializarmos e dialogarmos em diferentes espaços. A participação da comunidade acadêmica, dos discentes, docentes, familiares, Direção e técnicos, mostrou o quanto isso é possível e prazeroso. Quanto o encontro ocorre, sentimos a necessidade de darmos continuidade a novos encontros, com novas produções e novas projeções para a pesquisa. Foi um encontro muito bonito e cheio de alegria”.<