Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Encontro de capacitação reúne as seis unidades da URI
A URI reuniu, nesta semana, dezenas de dirigentes e professores na realização do seu 2º Encontro de Capacitação de Chefes de Departamentos e Coordenadores de Áreas de Conhecimento. O evento foi realizado durante todo o dia no câmpus de Erechim e contou com a presença do reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, da pró-reitora de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues e do pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos.
Reitor destaca figura do Departamento
O reitor Luz Mario Silveira Spinelli, em seu pronunciamento enfatizou que a figura do Departamento é fundamental na estrutura da Universidade destacando, “pela forma como está posta e como ela age”. De acordo com o reitor a instituição deve sempre procurar num contexto geral “encontrar soluções”. Conforme Luiz Mario Spinelli a URI ainda tem pela frente muito trabalho para obter seu recredenciamento. “Isto será um desafio para todos nós” disse referindo-se ao recredenciamento previsto para 2016. O reitor também salientou que a URI conta com um excelente grupo de colaboradores em todos os câmpus. Aproveitou para defender e elogiar o trabalho dos coordenadores de curso, ao mesmo tempo em que fez uma explanação sobre a mudança de cenário que tem ocorrido quanto ao número maior de cursos dentro da Universidade nos últimos dez anos. Observou ainda que na “reitoria também estamos tentando melhorar”. Disse que a “reitoria não é um câmpus. A reitoria não é a sétima unidade”, para destacar que “tudo que cai lá é abastecido pela base”. A manifestação do reitor buscou deixar claro que eventuais situações que surgem e que precisam ser solucionadas pela instituição enquanto Universidade, necessita contar com a colaboração de todos. “Há muita pressão de fora para dentro da Universidade” salientou e que por isso mesmo, às vezes enquanto reitor tem sido muito exigente com todos, mas disse que a continuidade da busca das soluções através da cordialidade e da parceira ainda é o melhor caminho para a URI superar seus desafios que nunca cessam.
Pró-reitora defendeu diálogo permanente
A pró-reitora de Ensino, Rosane Vontovel Rodrigues, que coordenou o encontro, ao realizar a saudação aos participantes vindos dos seis câmpus da URI, deixou claro que “na URI precisamos de diálogo permanente e estamos alinhados na questão da responsabilidade”. Segundo a pró-reitora a URI é uma universidade que forma pessoas, mas mais que isto, prepara para a vida, e dentro deste conceito estão incluídas várias matérias de interesse da instituição, como por exemplo, a observância rigorosa às normas, à regulação e à legislação que precisa ser cumprida. “A comunicação interna na URI precisa ser melhorada” e “cada um de vocês representa uma área do conhecimento”, que precisa ajudar no aprimoramento desse processo.