Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Encontro Territorial da Juventude e Sucessão do Campo
O curso de Tencologia em Agropecuária realiza nesta sexta-feira, 08, no Centro de Atendimento Tecnológico do Câmpus II da URI em Frederico Westphalen, RS, o Encontro Territorial da Juventude e Sucessão do Campo. O evento reúne alunos do curso pelo Pronera, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, o Pronera e oriundos da Casa Familiar Rural. O objetivo do encontro é oportunizar aos acadêmicos um momento de reflexão e troca de ideias relacionadas aos temas referentes a permanência do jovem no campo.
Renata Romitti Liberalesso tem 19 anos e é acadêmica do 3º semestre do curso e filha de pequenos agricultores. O ingresso no ensino superior garantiu à ela condições de repensar a presença e a importância da mulherno campo. “A sucessão das mulheres, com o tempo vai evoluir, porque nós estamos tomando cada vez mais decisões. Eu sou ex-aluna da Casa Familiar Rural, e o fato da gente estudar, ajudar a escolher ficar no campo”, disse ela.
A sucessão no campo é um assunto que permeia e preocupa as famílias que ainda atuam na zona rural, André Kempka, de 33 anos é aluno da Universidade através do Pronera e afirma que sem orientação e conhecimento, nenhum jovem escolhe continuar trabalhando no campo. “É muito importante para nós esse debate, porque incentiva a permanecer. Para mim foi bom para ver que tem muitas entidades interessadas no desenvolvimento rural para o jovem permanecer no meio rural”, completa André.
A Secretaria Adjunta de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Raquel Santori reforço a importância do debate junto ao jovem em especial aos jovens beneficiários do crédito fundiário. Porque essa atividade contribui com plano nacional de secessão. Ela ainda destaca o protagonismo da URI/FW por com ações como essa estar reforçando a importância do programa de crédito fundiário para a sucessão na agricultura familiar.