Enfermagem promove atividade de integração, ensino e serviço

O Curso de Graduação em Enfermagem realizou, no último dia 20, nas dependências da URI, uma atividade com a equipe de Enfermeiras Gestoras do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, Regina Reggiori, Simoní Engler e Fernanda Balestrin.
A atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Gerenciamento do Cuidado e dos Serviços de Saúde I e Enfermagem em saúde Coletiva IV, e contou com a participação das professoras da URI, Marines Aires, Caroline Ottobelli Getelina, Laura Franciscato e Jaqueline Marafon Pinheiro e os alunos do VII semestre do curso.
O objetivo foi promover uma discussão com as enfermeiras sobre a organização e o gerenciamento dos serviços de enfermagem e suas atividades desenvolvidas junto à referida instituição.
A função gerencial no trabalho do Enfermeiro é definida nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES Nº 03 de 7/11/2001) como uma ferramenta indispensável que o auxilia no seu cotidiano e nas expectativas do mercado de trabalho, principalmente dentro da perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde.
Durante as discussões, a equipe destacou a organização dos serviços de Enfermagem do Hospital Santo Antônio, as especialidades ofertadas, o atendimento regional, a construção do hospital enquanto instituição de referência e a importância da gestão hospitalar nesse processo e da atuação do Enfermeiro.
Conforme comenta a enfermeira Regina, gestora dos serviços de Enfermagem do hospital, "é necessário um conhecimento amplo sobre a organização política e administrativa da área bem como a necessidade do aperfeiçoamento. Entre as competências do enfermeiro, destaco o gerenciamento tanto de recursos humanos, quanto dos recursos físicos e materiais da informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores e líderes na equipe de saúde."
A enfermeira Simoni Engler, responsável pelo programa de educação continuada do hospital, enfatiza que "a qualificação e educação permanente da equipe é uma prioridade da gestão, tendo em vista a busca pela qualificação dos serviços de saúde, tendo como ferramenta, para qualificar as práticas e a gestão, a Política de Educação Permanente estabelecida pelo Ministério da Saúde."
Fernanda Balestrim, gestora do Serviço de Emergência do hospital, diplomada pela URI, destaca que "a gerência como ferramenta do processo cuidar é um desafio e precisa de muita dedicação e comprometimento, além do amor à profissão."
Por meio da Integração entre a Universidade e serviços de saúde é possível construir espaço de formação para discussões e reflexões sobre os serviços de saúde. Além disso, esses espaços potencializam o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar na Universidade, tendo como objetivo qualificar a formaç&atil