Enfermagem realiza jantar comemorativo aos 20 anos do curso

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
14/09/2022

Professores, alunos e egressos do curso de Enfermagem comemoraram, no último sábado, 10, os 20 anos da graduação com um jantar para a comunidade. O evento foi realizado por meio de mobilização dos acadêmicos, familiares, corpo docente, egressos, direção e representantes das instituições e do município onde o curso está inserido.


A comemoração também faz parte do aniversário de 30 anos da URI como instituição de ensino superior. As duas décadas do curso na instituição e na região, representa a formação de enfermeiros com conhecimento técnico, científico, político, de pesquisa, e acima de tudo, com habilidades humanísticas. Os egressos de Enfermagem da URI atuam em diversos espaços dos serviços de saúde, desde assistência direta ao paciente, até a gestão dos serviços de saúde dos municípios.


Sobre a graduação

O curso teve início no ano de 2002 na URI/FW, e foi inserido na comunidade com o apoio dos municípios da região e hospitais do Estado do Rio Grande do Sul. Na época, era coordenado pela professora Cleci Terezinha Perosa, e a direção estava composta pelo diretor geral, professor Lauro Mazzuti, administrativo, Sérgio Zenatti, e acadêmica, professora Edite Maria Sudbrak. 


Em 2007, a professora Alessandra Regina Germani assumiu a coordenação do curso, sendo sucedida, em 2010, pela professora Adriana Rotoli. Em julho de 2018, a atual coordenadora, professora Marines Aires, assumiu o cargo. Ao longo desses 20 anos, a graduação teve 17 turmas e formou 328 profissionais enfermeiros que atuam por toda a região e Estado.


Segundo a coordenadora do curso, os 20 anos representam a construção de profissionais enfermeiros e o impacto na vida dos acadêmicos e suas famílias, que vivenciam o processo de formação de seus filhos durante sua inserção na URI por 5 anos. “Além disso, impacta de modo muito positivo na qualificação dos serviços de saúde prestados à população regional, estadual, e do país como um todo. Fazer parte dessa história, enquanto egressa da primeira turma, de 2002, no início do curso, hoje vivenciando a gestão desse processo, é uma realização pessoal e profissional. O curso de Enfermagem impactou a minha vida pois possibilitou a formação de ser enfermeira, além de ser pesquisadora, pois tive a oportunidade de me inserir nos projetos de pesquisa e iniciação científica desde o segundo semestre de graduação. Essas oportunidades que a URI possibilita, agravam para minha construção enquanto docente na inserção nos cursos de mestrado e doutorado”, complementa Marinês.