Enfermagem visita Cidade do Idoso em Chapecó

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
07/10/2015

O VI semestre do Curso de Graduação em Enfermagem realizou uma visita de estudos à cidade do idoso em Chapecó - SC no dia 05 de outubro de 2015. A atividade integra a Disciplina de Enfermagem aplicada a Saúde do Idoso coordenada pelas professora Marines Aries e Jaqueline Marafon Pinheiro.


A Cidade do Idoso foi criada em 2005 pela gestão municipal de Chapecó e tem como foco a promoção de Envelhecimento ativo e melhor qualidade de vida a esse grupo populacional cada vez mais emergente. Entre as ações desenvolvidas nesse cenário destaca-se: alfabetização digital, alfabetização, aulas de pilates, hidroginástica, musculação, recreação, atividades de artesanatos, jogos em gerais, aulas de teatro, dança. Suas ações são desenvolvidas em parceira com os serviços de saúde municipal e contam com profissionais qualificados com geriatras, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas e Educador Físico. A cidade do Idoso conta com 1900 idosos cadastrados em atividades regulares. 


Para a o professora Marines na medida em que as sociedades envelhecem os problemas de saúde entre os idosos desafiam o sistema de saúde. Deste modo, há a necessidade de uma abordagem sistêmica incluindo desde o financiamento das ações em saúde, ações intersetoriais de promoção da saúde durante essa fase até a organização dos serviços de saúde.


“Nessa perspectiva a Enfermagem Gerontológica enquanto ciência aplicada, busca conhecer o processo de envelhecimento, para o planejamento da assistência de enfermagem e dos serviços, que melhor atendam à promoção da saúde, à longevidade, à independência e ao nível mais alto possível de funcionamento do idoso.O cuidado ao idoso deve ser direcionado suas ações à manutenção do estado funcional. Dessa forma, poderá ser promovida a independência, assim como preservada a dignidade e autonomia, mesmo que, com o passar do tempo, haja perdas físicas, sociais e psicológicas”, explicou.


Para a acadêmica Vanessa Pereira a cidade do Idoso em Chapecó é um modelo de cuidados dignos e promoção de saúde do idoso inspirador e encantador. A velhice tanto quanto a morte são inevitáveis. A acadêmica destaca ainda que “está na hora de repensarmos as políticas públicas de saúde voltada ao idoso, pois seremos (ou já somos) um país de velhos. Gestores precisam olhar com mais afeto para os idosos. Espaços como esses que conhecemos são necessários e fundamentais no que tange qualidade de vida e envelhecimento saudável”.


A aluna Lidia Maria Pichi destaca o modelo adotado em Chapecó na Cidade do Idoso deve servir de base para outros municípios. “Nossos idosos merecem total atenção e prioridade.”
 

Confira as imagens: