Engenharia Civil da URI/FW é 3º colocado no concurso IBRACON

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
06/11/2018

O curso de Engenharia Civil da URI/FW conquistou o 3º lugar no Concurso Estudantil oferecido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON. A 60ª edição do evento técnico-científico foi realizado de 17 a 21 de setembro, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná.


O evento contou com 1189 inscritos entre estudantes, pesquisadores, professores, engenheiros e profissionais técnicos de escritórios de projeto, laboratórios, construtoras, empresas de energia, fabricantes de equipamentos e componentes do concreto, concreteiras, indústria de pré-fabricação, órgãos governamentais e associações.


O 60º CBC teve a participação de estudantes e profissionais de quase todos os estados brasileiros e de 15 países. O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul e Paraná. Por sua vez, Paraguai, Portugal e França foram os países com maior número de participantes estrangeiros*.


Durante o Congresso, o IBRACON realiza as competições estudantis já tradicionais como a do Aparato de Proteção ao Ovo – APO, o Concrebol, o Cocar e Quem sabe faz ao vivo.


De acordo com os professores Lincon Grass Viapiana, que acompanhou a equipe da URI/FW no evento e Jean Favaretto, Coordenador do curso de Engenharia Civil da URI/FW, o concurso Aparato de Proteção ao Ovo – APO é uma competição em que os alunos de Engenharia Civil são desafiados a elaborar uma estrutura de concreto armado em modelo reduzido capaz de suportar impactos consecutivos de um cilindro de 15 kg caindo de alturas crescentes, protegendo desta forma o ovo posicionado sob sua proteção.


O professor Lincoln, orientador da equipe APO URI/FW explica que “a competição estudantil visa despertar nos alunos a real importância que uma estrutura de concreto armado possui na proteção da vida humana”.


Segundo o IBRACON, o pórtico representa uma edificação, o cilindro de impacto que cai sobre o pórtico um agente externo causador de dano estrutural a edificação e o ovo sob sua proteção o ser humano, o qual está sob a proteção da estrutura.


A competição APO-2018 contou com a participação de 36 instituições nacionais de ensino superior em Engenharia Civil, totalizando 470 alunos competidores.


O curso de Engenharia Civil da URI/FW foi representado pela equipe APO URI/FW composta pelos acadêmicos João Júnior Zanatta, Samuel Stefanello, Jean Riboli e Vanessa Ludke, orientados pelo professor Lincoln G. Viapiana.


O professor Jean conta que a equipe APO URI/FW ficou classificada em 3º lugar na competição, perdendo o 2º lugar para a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pelo critério de desempate, uma vez que as duas instituições tiveram as mesmas capacidades de cargas de impacto.


Como a UFPE perdeu menos massa após os impactos, a mesma assumiu a segunda colocação, conforme critério de desempate da competição”, explica o Coordenador.


Já o professor orientador do trabalho, Lincon Grass Viapiana, afirma que o sentimento de toda equipe é de extrema felicidade.


“Repres

Confira as imagens: