Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Engenharia Civil faz competição no Câmpus
Aliar a teoria à prática, é uma das formas de aprimorar o aprendizado de muita coisa. No curso de Engenharia Civil da URI/FW essa é uma metodologia que tem proporcionado aos acadêmicos, um pouco mais que conhecimento.
Na última sexta-feira, 16 de março, o professor Jean Favaretto, docente do curso e responsável pela disciplina de Topografia I, organizou uma competição entre os acadêmicos do 3º semestre.
Segundo o professor, a competição chamada “O Estacionador” tem por objetivo oportunizar aos alunos ter o primeiro contato com os equipamentos de topografia. O desafio é fazer com que as duplas consigam manusear o equipamento regulando corretamente no nível e no prumo desejados no tempo estabelecido.
“A competição está sendo feita num terreno com desnível para simular uma situação do cotidiano do engenheiro”, explica o professor.
Os 26 acadêmicos divididos em duplas, competiram. O local escolhido foi o corredor gramado em frente ao prédio 10. Este foi o primeiro contato da turma com o equipamento.
“Nós passamos as bases teóricas para eles em sala de aula, mas é aqui que eles vão pôr a mão na massa. É aqui que eles vão ter pôr as mãos nas obras”, conta Jean.
Gabriel Dallabrida e Arthur Dalla Nora participaram da competição. Os dois acadêmicos gostaram da proposta.
“É interessante porque dá uma dinâmica diferente para a aula”, comentou Arthur. Já Gabriel salienta que a competição desperta o espírito de trabalho em equipe. “A gente aprende a trabalhar melhor em grupo”, disse ele.
Cada dupla teve 15 minutos para abrir, montar e regular o equipamento de acordo com as orientações dadas pelo professor.
A classificação final ficou assim:
Em 1º lugar, Fernando Samuel Techio, com o tempo de 06 minutos e 48 segundos 54 centésimos;
Em 2º lugar, Renan Cruz, com o tempo de 09 minutos e 16 segundos;
E em 3º lugar, Vanessa Inês Urnau, com o tempo de 10 minutos e 03 segundos.