Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Engenharia Civil investe em estudos com materiais plásticos

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil do 5º semestre encerraram o semestre letivo realizando uma visita à empresa Bakof Tec. O objetivo da atividade foi conhecer os processos de montagem dos produtos de polietileno, mais conhecido como plástico. A atividade fez parte complementar da disciplina de Materiais Plásticos e Cerâmicos, ministrada pelo professor William Cadore.
Os produtos da linha de montagem da Bakof Tec são empregados em mais de 90% da construção civil. Entre eles estão: reservatórios de água e tanques para tratamento de efluentes.
Segundo o professor e Coordenador do curso, William Cadore, “os elementos plásticos estão empregados em grande parte dos setores das engenharias. Considerando os elastômeros, termofixos e os termoplásticos, chamados de polietileno, as possibilidades de usos são maiores ainda”.
Ainda de acordo com informações do professor, a empresa Bakof tem um sistema moderno de conformação dos produtos que após a rápida conformação são resfriados naturalmente estando prontos para aplicação.
Para complementar as atividades da disciplina, os alunos foram desafiados a produzirem concretos com substituição de parte da brita por material de origem plástica. A intenção era que eles conseguissem um produto com menor massa. Distribuídos em onze grupos, os alunos ousaram e utilizaram materiais como isopor, acrílico, PVC, EVA, borracha, nylon e fibra de vidro.
O desafio cumpriu sua função. “Ao final, conseguiu-se aliar o desempenho do concreto com a resistência e redução da massa de cada bloco de concreto produzido”, explicou o professor William. A atividade contou ainda como forma do processo de avaliação.